27 C
Loanda
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Presidente moçambicano aceita demissão do presidente do INE

PARTILHAR

Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, aceitou demissão do presidente do INE, que colocou o lugar à disposição, na sequência da controvérsia sobre o recenseamento eleitoral.

A Presidência da República, numa nota à comunicação social, citada pela DW, referiu que Rosário Fernandes foi “exonerado” do cargo de presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), sem indicar as razões da decisão.

Na semana passada, o presidente do INE colocou o seu lugar à disposição, invocando “coerência e princípios”.

O INE contestou os dados dos órgãos eleitorais moçambicanos sobre o registo eleitoral na província de Gaza, sul do país, considerando que o apuramento obtido naquele círculo eleitoral só será possível com as projecções da população de 2040.

Disparidade entre os números

A situação levou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, a questionar publicamente, há uma semana, a disparidade entre os números do INE e das autoridades eleitorais.

“Porque é que as estatísticas da sede do ministério são diferentes do Instituto Nacional de Estatística?”, perguntou o chefe de Estado, durante a inauguração de novas instalações do Ministério da Economia e Finanças, em Maputo.

Filipe Nyusi respondeu à questão que colocou: “Significa que não há trabalho sério a ser feito. Falem antes de dizer o que é, não é cada um dizer-nos o que pensa ou o que quer”.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique anunciou em Junho ter recenseado 1,1 milhão de eleitores na província de Gaza, o que equivale a dizer que 80% da população é maior de 18 anos, quando os dados do INE indicam que ali existem 836 mil pessoas em idade eleitoral, ou seja, 329 mil a menos.

O círculo eleitoral da província de Gaza tem votado maioritariamente na Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), partido no poder.

Moçambique terá a 15 de Outubro as sextas eleições gerais e multipartidárias da sua história.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...