O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta terça-feira, novos conselhos de administração para a Empresa Pública de Produção de Electricidade (PRODEL, EP:) e para a Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE, EP).
Conforme uma nota da Casa Civil, foi nomeado para a nova gestão da PRODEL, EP, por Decreto Presidencial, Joaquim Ventura, Presidente do Conselho de Administração.
O corpo directivo da empresa integra ainda Pedro Eduardo Manuel Afonso, Administrador Executivo; Euclides Morais de Brito, Administrador Executivo; Benício Pedro Machado, Administrador Executivo; e Rosa Afonso Miguel, Administradora Executiva.
Francisco de Maria de Meireles Vasconcelos Júnior foi nomeado Administrador Não Executivo, o mesmo cargo de Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes.
Essas individualidades ocupam os lugares deixados por José António Neto (PCA), Job Feca Martins Vilinga (Administrador para a Área de Produção Térmica), Pedro Eduardo Manuel Afonso (Administrador para a Área de Produção Hídrica), Mário Alberto Mendonça da Silva (Administrador para a Área Comercial e Assuntos Regulatórios), Judite Nazaré dos Santos Lemos Rosa (Administradora para a Área de Finanças e Tecnologias de Informação), Francisco de Maria de Meireles Vasconcelos Júnior (Administrador Não Executivo) e Emanuela Bernardett Afonso Vieira Lopes (Administradora Não Executiva).
De acordo com a nota da Casa Civil, todas essas entidades saíram por “conveniência de serviço”.
Noutro Decreto, João Lourenço nomeou Hélder de Jesus Garcia Adão, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da ENDE, EP.
Foram ainda nomeados João de Deus Pereira Furtado, Administrador Executivo; Pedro Estêvão Buca, Administrador Executivo; Manuel de Jesus Neto Adão, Administrador Executivo; e Isabel Augusto dos Santos, Administradora Executiva.
A nova direcção da ENDE, EP. inclui igualmente Mário Alberto Mendonça da Silva, Administrador Não Executivo; e João Simão Manuel da Silva, Administrador Não Executivo.
O elenco substitui o anterior Conselho de Administração, liderado por Ruth do Nascimento Cardoso de Almeida Safeca.
O mesmo incluía ainda Hélder de Jesus Garcia Adão, Administrador Executivo; João de Deus Pereira Furtado, Administrador Executivo; Manuel de Jesus Neto Adão, Administrador Executivo; Carlos Alberto dos Reis Ferreira, Administrador Executivo; Leonídio Gustavo Ferreira de Ceita, Administrador Não Executivo; e João Simão Manuel da Silva, Administrador Não Executivo, todos exonerados nesta terça-feira.
Também por conveniência de serviço público, o Titular do Poder Executivo exonerou Ângelo Sebastião Filipe, do cargo de Administrador Executivo da Empresa Pública de Águas – EPAL.
Para o seu lugar, nomeou Venceslau Txindji Chissupa, para o cargo de Administrador Executivo da Empresa Pública de Águas.