26.9 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Presidente da República avalia situação político-social com CASA-CE e PRS

PARTILHAR

O Presidente da República, João Lourenço, analisou nesta sexta-feira, em separado, a situação política, económica e social do país com os líderes da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral – (CASA-CE), André Mendes de Carvalho, e do Partido de Renovação Social, Benedito Daniel.

Em declarações à imprensa o presidente da CASA-CE disse ter sido um encontro cordial, à convite do Presidente da República.

André Mendes de Carvalho afirmou ter abordado com o Presidente João Lourenço a necessidade de se potencializar os produtores nacionais, com alguma experiência, para se alcançar a auto-suficiência alimentar, enquanto se reformula o sistema de ensino, a fim de alargar a formação de quadros no segmento da investigação científica.

Sugere, a título de exemplo, a atribuição de motores aos pescadores, para aumentarem a capacidade de captura, bem com parelhas de bois e charruas a agricultores, para incrementar a produção alimentar.

Para o político, as apostas em grandes fazendas fracassaram, apesar do muito dinheiro gasto.

Relativamente às autarquias, a CASA-CE defende eleições em todo o território nacional, mas que a transferência de responsabilidades seja gradual, por não terem toda capacidade para assumir e implementar alguns serviços.

Defendeu a realização de eleições autárquicas o mais breve possível, por fazerem falta à organização do Estado de qualquer país.

O presidente da coligação, fundada em Abril de 2012 e terceira maior força política no Parlamento, com 16 deputados, defendeu para cada município uma assembleia eleita que delibera sobre os assuntos da sua comunidade nos mais variados domínios.

Já o presidente do PRS, Benedito Daniel, declarou ter analisado com o Titular do Executivo as implicações da Covid-19 e as medidas a tomar para reduzir o seu impacto económico e social.

Para Benedito Daniel, o Executivo deve priorizar a produção de alimentos para o sustento da população, bem como assegurar o fornecimento de água e energia às comunidades e ao sector produtivo.

Para o líder do PRS, fundado em 1990 e com dois deputados na Assembleia Nacional, deve ser privilegiada a aposta na diversificação da produção alimentar, para garantir a sustentabilidade dos angolanos, ante a escassez de divisas para a importação de bens alimentar.

Segundo Benedito Daniel, a covid-19 trouxe grandes prejuízos, mas também lições para que cada país crie soluções para auto-sustento.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Dez milhões de luandenses terão água canalizada até 2027

Dez milhões de cidadãos na província de Luanda vão beneficiar de água canalizada, depois de concluídos os projectos Bita...

PR felicita RDC pelo 64.º aniversário da independência

O Presidente da República, João Lourenço, felicitou esta segunda-feira o povo e o governo congolês pela celebração do 64.º...

PR felicita António Costa pela eleição à liderança do Conselho Europeu

O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, enviou esta sexta-feira, uma mensagem de felicitações ao ex-primeiro-ministro de Portugal, António...

Estadista angolano recebe príncipe herdeiro do Sultanato de Omã

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta quinta-feira, em audiência,uma delegação do Sultanato de Omã, encabeçada pelo príncipe...