24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Presidente chinês, Xi Jinping continua a meter na cadeia seus detractores

PARTILHAR
FONTE:RFI

Condenado esta terça-feira a 18 anos de prisão, o ex-magnata chinês da imobiliária, Ren Zhiqiang, era conhecido pelas suas diatribes contra o poder. Personalidade mais recente acusada por corrupção no quadro campanha anti-corrupção lançada pelo Presidente chinês, o empresário foi condenado por ter comparado Xi Jinping a um palhaço que sonha ser imperador.

Um antigo dirigente do sector imobiliário chinês, crítico do Presidente, Xi Jinping, foi condenado hoje a 18 anos de prisão, por corrupção, anunciou a justiça chinesa.

Ren Zhiqiang, antigo presidente do grupo imobiliário, Huayuan, foi ainda condenado a uma multa de cerca de 525.960 euros, indicou o tribunal de segunda instância de Pequim.

O empresário chinês restituiu todos os ganhos acumulados ilegalmente, reconheceu voluntariamente os seus crimes e aceitou a sua condenação sem intenções de recorrer para uma instância superior.

Ren Zhiqiang, foi preso em Março após ter assimilado o presidente Xi Jingping, a um palhaço quando o mesmo felicitava o seu governo pela boa gestão da crise do coronavírus.

Numa caricatura que não mencionava explicitamente o nome de Xi Jinping, o empresário, Ren Zhiqiang dizia não ter visto “um imperador vestido o seu fato dominical mas um palhaço nu convencido de que é imperador”, anunciou o jornal online, China Digital, com sede nos Estados Unidos.

Zen Zhiqiang a mais recente personalidade chinesa a cair em desgraça

Zen Zhiqiang, tinha sido excluído do partido comunista chinês em Julho e acusado de desvio de fundos para dar vazão à sua paixão pelo golfo ou ainda ter acumulado ilegalmente importantes somas de dinheiro.

O empresário Zhiqiang que chegou a ser homem de confiança, de Xi Jinping, é a mais recente personalidade a cair em desgraça no quadro da campanha contra a corrupção lançada pelo Presidente chinês.

Antes dele tinham sido presos Zhou Yongkang, antigo chefe da polícia de segurança, o chamado príncipe vermelho, Bo Xilai, ex- patrão da zona metropolitana do sudoeste, ou Meng Hongwei, antigo patrão da Interpol, que desapareceu em Setembro de 2018, para surgir em Pequim 10 dias depois e ser condenado a 13 anos de prisão por corrupção.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping reconduzido na liderança do Partido Comunista Chinês

Há muito que se sabia que Xi Jinping iria continuar no poder na China, quiçá eternamente, mas só este...

Xi Jinping solidifica controle sobre o Partido Comunista Chinês em congresso

O Partido Comunista Chinês respaldou neste sábado (22) o "papel central" do presidente Xi Jinping, no encerramento de um...

Arábia Saudita condena mulher a 45 anos de cadeia por “mau uso” de redes sociais

Um tribunal saudita condenou uma mulher a 45 anos de cadeia por, alegadamente, ter afectado o país através da...

Xi Jinping alerta Joe Biden para “não brincar com o fogo”

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse ao homólogo americano, Joe Biden, para "não brincar com o fogo" relativamente a...