24 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Presidente chinês visita Coreia do Norte esta semana

PARTILHAR

O Presidente chinês, Xi Jinping, vai visitar a Coreia do Norte esta semana, na primeira deslocação de um chefe de Estado chinês àquele país desde 2005, informou hoje a imprensa oficial chinesa.

De acordo com o JN que cita a Lusa, a visita, que se realiza na quarta e quinta-feira, a convite do líder norte-coreano, Kim Jong-un, ocorre precisamente uma semana antes da cimeira do G20, na qual se espera que Xi se reúna com o homólogo norte-americano, Donald Trump, para tentar um acordo que ponha fim à guerra comercial entre os dois países.

Kim visitou a China por quatro vezes, no espaço de um ano, num sinal de renovada confiança entre Pyongyang e Pequim, após anos de distanciamento, face à insistência do regime norte-coreano em prosseguir com o controverso programa nuclear.

No entanto, Xi Jinping só agora retribuirá a visita, rompendo com o protocolo nas relações entre Estados – as visitas devem ocorrer alternadamente, de forma recíproca.

A visita do Presidente chinês acontece numa altura em que as negociações entre Washington e Pyongyang para a desnuclearização da península coreana falharam, depois de a cimeira de Hanói ter terminado sem um acordo.

Também as negociações entre Washington e Pequim, para pôr fim à guerra comercial, se encontram num impasse, com a administração Trump a aumentar as taxas alfandegárias sobre quase metade das importações oriundas da China, no mês passado.

Washington exige que Pyongyang abdique do seu arsenal nuclear, enquanto os norte-coreanos dizem que já fizeram o suficiente ao suspender os testes com bombas atómicas e mísseis balísticos, e que está na altura de os EUA aliviarem as pesadas sanções internacionais que isolaram a sua economia.

Nos anos 1950, China e Coreia do Norte lutaram juntas contra os Estados Unidos.

Nos manuais escolares chineses, a “Guerra da Coreia” é designada “Guerra para Resistir à Agressão Imperialista Americana e Ajudar a Coreia”.

No entanto, a insistência do governo de Pyongyang de continuar a testar mísseis balísticos intercontinentais e desenvolver um controverso programa nuclear levou a um esfriamento das relações, que só voltaram a melhorar no ano passado.

Xi Jinping fez mesmo história quando, um ano após ascender ao poder, se tornou o primeiro chefe de Estado chinês a visitar a Coreia do Sul antes de ir à Coreia do Norte, em 2014.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Xi Jinping reconduzido na liderança do Partido Comunista Chinês

Há muito que se sabia que Xi Jinping iria continuar no poder na China, quiçá eternamente, mas só este...

Xi Jinping solidifica controle sobre o Partido Comunista Chinês em congresso

O Partido Comunista Chinês respaldou neste sábado (22) o "papel central" do presidente Xi Jinping, no encerramento de um...

Xi Jinping alerta Joe Biden para “não brincar com o fogo”

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse ao homólogo americano, Joe Biden, para "não brincar com o fogo" relativamente a...

Presidente chinês envia condolências e diz querer aprofundar relações com Angola

O Presidente chinês, Xi Jinping enviou, esta terça-feira, uma mensagem de condolências ao chefe de Estado angolano, João Lourenço,...