27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Prejuízo financeiro do CFL dispara 20% para mais de 358 milhões de kwanzas

PARTILHAR

Para além do aumento do rombo financeiro da firma ferroviária da capital do País, o Caminho-de-Ferro-de-Luanda (CFL) encerrou o ano 2020 com registo contabilístico de dívida acumulada com três empresas de quase 1,6 mil milhões de kwanzas, correspondentes a 2,5 milhões de dólares, à taxa de câmbio média actual do BNA.

Caminho-de-Ferro-de-Luanda (CFL) contabilizou prejuízo financeiro de 358,8 milhões de kwanzas em 2020, o que representa um aumento de 20% nas perdas face aos 298,2 milhões Kz de resultados líquidos negativos de 2019, apontam dados do relatório e contas do exercício financeiro do ano passado, consultados pelo Novo Jornal.

O documento foi, entretanto, publicado sem o parecer do auditor independente, violando, assim, o que recomenda a Lei de Bases do Sector Empresarial Público (SEP).

Os gestores do CFL fundamentam o agravamento do rombo financeiro, em todas as suas actividades, com os condicionalismos obrigatórios causados pela Covid-19, que, inicialmente, apenas permitiam a prestação de serviços mínimos no sector público e não só.

“Não podemos deixar de referir que o colectivo de trabalhadores, apesar das dificuldades que a empresa atravessa a nível da via, materiais circulantes e peças sobressalentes, continua empenhado em manter de forma satisfatória a regularidade da circulação dos comboios”, descreve o Conselho de Administração do CFL na nota introdutora do relatório e contas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

BNA com mão de ferro aplica multas de 1.500 milhões Kz no I semestre

O incumprimento do prazo de reporte do limite da Posição Cambial, que valeu 48 multas aos bancos, foi a...

Lucros da banca cresceram 2,5% para 107,8 mil milhões Kz nos primeiros três meses do ano

Até 31 de Março deste ano, 17 dos 19 bancos com balancetes disponíveis nos seus websites registaram 2,6 mil...

Eleições Gerais de 2022: Partidos e “partidecos” vão receber um financiamento extraordinário de 80 milhões de Kwanzas

O governo decidiu atribuir um financiamento extraordinário de 882,6 milhões de kwanzas a ser distribuído de forma igual por...

Grupo Silisa investe mais de 76 milhões de kwanzas na expansão de farmácias

O Grupo Silisa abriu, esta semana, a terceira unidade farmacêutica no município da Kibala, província do Cuanza-Sul, com um...