26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Polónia inicia produção de fármaco experimental contra a Covid-19 com plasma sanguíneo

PARTILHAR

A empresa biotecnológica polaca Biomed anunciou esta terça-feira o lançamento da primeira fase de produção de um medicamento experimental contra a Covid-19 à base de plasma sanguíneo de mineiros que recuperaram da doença respiratória.

O fármaco começará a ser testado no fim de Outubro em vários hospitais, estimou em conferência de imprensa um dos administradores da empresa, Piotr Fic, citado pela agência noticiosa AFP.

Os ensaios clínicos durarão cerca quatro meses antes de o medicamento ser aprovado para uso hospitalar.

O processo de homologação típico de um medicamento foi encurtado na Polónia de sete para cinco meses por causa da pandemia da Covid-19.

Numa primeira fase, a empresa Biomed terá capacidade para fabricar cerca de 3.000 doses do medicamento experimental injectável, que poderá ser administrado a qualquer doente, seja qual for o seu grupo sanguíneo.

O lançamento da produção do novo fármaco foi possível graças à colheita de 150 a 200 litros de plasma sanguíneo, em particular de mineiros da região da Silésia, fortemente atingida pela pandemia.

No limite, a companhia biotecnológica polaca, especialista em medicamentos à base de plasma sanguíneo, terá capacidade para fabricar entre 30.000 a 40.000 doses do fármaco se tiver as quantidades de plasma necessárias.

O tratamento experimental da Covid-19 com plasma de doentes recuperados – que contém anticorpos neutralizadores do coronavírus que causa a doença – tem sido aplicado em situações muito específicas e graves, mas, de acordo com especialistas, não é isento de riscos como a intolerância.

Em maio, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação anunciou o arranque da recolha de plasma sanguíneo de doentes recuperados para ensaios clínicos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Biden testa positivo para covid-19 em meio a disputa política por sua candidatura

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, testou positivo para covid-19 em Las Vegas, onde estava cumprindo uma agenda...

Comandante polaco do Eurocorps demitido por suspeita de colaboração com a Rússia

De acordo com as autoridades polacas, foram encontradas provas de colaboração de Jaroslaw Gromadzinski com a Rússia. O comandante...

Covid longa afeta milhares de pessoas em Inglaterra

Milhares de pacientes em Inglaterra apresentavam sintomas persistentes de Covid-19 mais de um ano após terem sido infetados. Um novo...

Casos de tuberculose disparam na Polónia devido à Guerra na Ucrânia

Ucrânia, Polónia e Organização Mundial da Saúde uniram esforços para tentar travar o crescente número de casos de tuberculose...