O segundo comandante da Polícia Nacional em Malanje, Celso Binda reiterou o apelo aos especialistas de informações policiais, para a permanente superação profissional, técnica e académica, com vista a permitir um combate serrado e inteligente à criminalidade na província.
O responsável fez esse apelo quando intervinha sexta-feira (18) no acto de encerramento, da primeira fase do seminário de capacitação sobre técnicas profissionais dos especialistas de informações policiais.
“Somos obrigados a esforços pessoais e colectivos desmedidos para travar a criminalidade e um deles e o mais importante é a permanente superação académica, técnica e profissional, uma vez que os meios legais à nossa disposição vêm registando mutações e adequações que sem conhecimentos nenhum efectivo poderá maneja-los e tirar rendimentos”, frisou.
Por outro lado, Celso Binda realaçou que a informação oportuna concorre para a execução eficaz e eficiente das actividades específicas dos órgãos executivos da Delegação Provincial do Interior, que visam alcançar os objectivos do Estado angolano, de garantia da segurança das instituições públicas e privadas, das pessoas e o regular exercício dos direitos e liberdades fundamentais dos cidadãos.
Entretanto destacou que o combate à corrupção, ao nepotismo, ao branqueamento de capitais e à outros crimes conexos gizado pelo Executivo, exigem dos especialistas de informações policiais, o conhecimento das normas de actuação, com destaque para as técnicas de busca, tratamento e tramitação das informações de interesse policial, daí também a necessidade do conhecimento técnico, profissional e académico, sob pena de o agente incorrer em atropelos às normas.
Por sua vez, o chefe de Departamento Provincial de Informações Policiais de Malanje, José Dauila
O curso teve duração de quinze dias e contou com a participação de 88 afectos ao Departamento Provincial de Informações Policiais da Polícia Nacional na província e visa dotá-los de técnicas de recolha e tratamento de informações operativas na análise da situação criminal.
A formação enquadra-se na estratégia do Comando Geral da Polícia Nacional, de formar e capacitar técnica e profissionalmente os efectivos por especialidades para a prestação de um serviço policial de qualidade e nela foram abordados temas como o trabalho operativo secreto, metodologia de expedientes operativos, sociologia de prevenção de crimes, comando e direcção de liderança, entre outros.
ANGOP