Menos de 24 horas depois de ter morto 10 pessoas numa discoteca na área de Los Angeles, na Califórnia, a polícia encontrou o autor do tiroteio que ainda deixou 10 feridos.
O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, confirmou que Huu Can Tran, de 72 anos, foi encontrado morto num carro e que o motivo do massacre ainda não está claro.
A arma suspeita de ter sido usada foi identificada como uma pistola de assalto semiautomática alimentada por carregador, que também foi encontrada na van.
“Ainda tenho perguntas em mente, que são: qual foi o motivo desse atirador? Ele tinha uma doença mental? Ele era um agressor de violência doméstica? Como ele conseguiu essas armas e foi por meios legais ou não?”, disse a congressista Judy Chu.
O ataque aconteceu no final de sábado, em meio às celebrações do Ano Novo Lunar na comunidade predominantemente asiático-americana de Monterey Park.
Ele tentou atirar noutro salão, mas não conseguiu, tendo os presentes tomado a arma que possuía.
O tiroteio gerou uma onda de medo nas comunidades asiático-americanas na área de Los Angeles e lançou uma sombra sobre as festividades do Ano Novo Lunar em todo o país.
Outras cidades enviaram oficiais para vigiar as comemorações.
O massacre foi o quinto assassinato em massa do país neste mês e o ataque mais mortal desde 24 de Maio, quando 21 pessoas morreram numa escola primária em Uvalde, Texas.