Cinco cidadãos dos 17 aos 37 anos de idade, suspeitos de integrarem uma associação criminosa da província do Huambo foram detidos, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) do município da Matala, na Huíla, por roubo qualificado de uma viatura, com recurso à uma arma de fogo, na semana finda.cr
Ao falar da apresentação dos suspeitos hoje, terça-feira, nesta cidade, o porta-voz do SIC/Huíla, inspector Segunda Quitumba, afirmou que o crime ocorreu na madrugada do dia 01 do mês em curso na província do Huambo, sendo que a detenção ocorreu em coordenação com a Polícia Nacional (PN).
Referiu que dos cinco cidadãos, três residem na província do Huambo e os outros dois na Huíla, nos municípios do Chipindo e do Lubango.
Explicou que tudo aconteceu quando o lesado, de 72 anos de idade, proprietário da viatura, encontrava-se a dormir no interior da mesma, o que despertou a ambição dos jovens, que anunciaram o assalto, amarraram-no, roubara-lhe 40 mil kwanzas e apropriaram-se fraudulentamente do carro.
Em acto contínuo, segundo o porta-voz, levaram a vítima e abandonaram-na amarrada na via pública, no município do Chipindo e seguiram com a viatura de marca Toyota, modelo Hilux.
“Na ocasião, o lesado conseguiu desamarrar-se, apanhou uma motorizada até o Comando Municipal, que após a denúncia a PN no Chipindo, entrou em contacto com o SIC/Matala e criaram as condições para a detenção dos infractores, bem como apreensão dos bens, recuperação da viatura e da arma do tipo AKM”, realçou.
Fez saber que os suspeitos não têm histórico delituoso, pois não há, no Huambo registo de passagem pela Polícia, mas que as investigações continuam.
ANGOPO