25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Poder do Níger quer “quadro negociado” para retirada dos militares franceses

PARTILHAR
FONTE:RFI

Depois de o Presidente francês ter anunciado no domingo a retirada das tropas francesas do Níger, conforme tem sido exigido pela junta militar que tomou o poder naquele país em finais de Julho, o actual poder de Niamey indicou ontem à noite que deseja um “quadro negociado” para esta retirada.

Num comunicado lido ontem à noite na televisão nacional, o regime militar do Níger considerou que as modalidades da retirada dos 1.500 militares franceses destacados no país no âmbito da luta antijihadista devem “ser estabelecidas num quadro negociado e consensual para uma melhor eficácia”.

Estas declarações surgem depois de o Presidente Macron ter anunciado no domingo a retirada dos militares franceses até ao final do ano, assim como o regresso a França do seu embaixador no Níger, após dois meses de braço-de-ferro com o novo poder do Níger que reclamava o fim da presença francesa no país. Um anúncio sobre o qual a junta militar disse esperar “que seja seguido de actos oficiais emanados das autoridades francesas competentes”.

A ministra francesa dos Negócios Estrangeiros, Catherine Colonna, apelou ontem ao “regresso à ordem constitucional no país” e disse que a França mantém o seu “apoio” ao presidente Mohamed Bazoum derrubado em finais de Julho pelos militares. “A libertação do Presidente Bazoum é uma prioridade”, acrescentou hoje Anne-Claire Legendre, porta-voz da diplomacia francesa.

Entretanto, os Estados Unidos, que dispõem de 1.100 soldados no Níger, informaram estar a avaliar as suas opções quanto a uma eventual retirada. Já na semana passada, a Alemanha que também tem uma centena de militares destacados no país disse que, no caso de as forças francesas se retirarem, encarava igualmente esta possibilidade.

Nesta terça-feira, as forças armadas do Níger anunciaram que dois civis morreram devido à explosão de um bomba artesanal na zona de Tillabérie, no oeste do país, perto das fronteiras do Mali e do Burkina Faso, uma região que tem sido palco de ataques jihadistas há largos anos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

General do Níger discute “cooperação em matéria de segurança” com Putin

Uma declaração do Kremlin acrescentou que os dois manifestaram "disponibilidade para iniciar um diálogo político e desenvolver uma cooperação...

Estados Unidos pedem esclarecimentos ao Níger sobre ruptura do acordo de defesa

Os Estados Unidos acabam de reagir ao anúncio no sábado pela junta militar nigeriana da ruptura do Acordo de...

Níger: Tribunal de Justiça da CEDEAO ordena libertação de Mohamed Bazoum e seu regresso ao poder

O juíz estimou que vários dos seus direitos foram violados: o direito à livre circulação, por estaarem detidos na...

2Rs África Ocidental: Níger vs. Europa

A União Europeia mostra-se preocupada com um aumento nos fluxos migratórios de África, depois de o Níger ter revogado...