Um grupo de supostos marginais integrado por oito elementos, dos quais duas meninas, que se dedicava a assaltos, roubo, furto e violações, sobretudo nos bairros Candombe Velho e Papelão, foi desmantelado pela Polícia Nacional na cidade do Uíge.
Os delinquentes foram detidos no período de 12 à 22 de Maio e actuavam sobretudo nos bairros periféricos da capital da província, tendo sido encontrado com eles duas armas de tipo AKM, uma caçadeira de fabrico artesanal, pistola, botija de gás, televisor de tipo plasma e três motorizadas.
Integram ainda o grupo “Parte Pernas”, dois menores de 12 e 13 anos de idade que acompanhavam os adultos nas suas acções criminosas.
No período em análise, a Policia Nacional prendeu igualmente dois supostos marginais que se dedicavam ao tráfico de estupefacientes (liamba), dois acusados de prática de furtos e um de homicídio voluntário por envenenamento.
A informação foi prestada hoje, quarta-feira, pelo director em exercício do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Interior (MININT) no Uíge, quando apresentava os 13 cidadãos acusados de crimes diversos nos bairros Candombe Vellho, Papelão, Ana Candande, Bem-Vindo e outros dos arredores da capital provincial.
Zacarias Fernando referiu ainda que o caso de homicídio voluntário por envenenamento de um indivíduo de 51 anos de idade, ocorreu em 2017 no bairro Quilala, periferia da cidade do Uíge, presumindo-se que questões passionais estiveram na base do sucedido.
O crime que aconteceu em 217, foi esclarecido pela polícia, depois de uma denúncia de um cidadão que ouviu o autor material do crime ter confessado aos amigos, sem saber que estava presente um amigo da vítima.
O caso foi já entregue ao Ministério Público para a devida acusação.