Governo ajusta estratégia e aposta na vacinação e na testagem: entrar ao fim-de-semana em restaurantes dos 70 concelhos de risco só com teste negativo ou certificado. Acabou a “cerca” na Área Metropolitana de Lisboa.
As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram na quinta-feira que estão a desenvolver uma nova vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2 mais focada na variante Delta, mais transmissível, que representa já quase 90% dos casos em Portugal.
Segundo a notícia avançada pelo jornal The New York Times, os ensaios clínicos desta vacina experimental deverão começar em Agosto. O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Pfizer disse que uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 poderia aumentar a imunidade.
A ideia de desenvolver uma nova vacina para ser mais eficaz contra a variante Delta é um “plano B”, no caso de a terceira dose da vacina não ser suficiente para aumentar a imunidade. Segundo o New York Times, o primeiro lote destas vacinas já foi produzido.
Esta variante foi inicialmente detectada na Índia e é mais transmissível. Segundo um estudo desenvolvido pelo Ministério da Saúde de Israel, a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela BioNTech/Pfizer aparenta ter uma resposta menos eficaz quando associada à variante Delta.
Os dados recolhidos no mês passado apontam, segundo escreve o Financial Times, para uma eficácia a rondar os 64% em casos de infecção, enquanto para outras estirpes do vírus essa eficácia é de pelo menos 94%.