O novo Primeiro-ministro São-tomense foi empossado hoje pelo Presidente da República, Carlos Vila Nova. Patrice Trovoada vai chefiar o XVIII governo constitucional do país que deverá entrar em funções na próxima segunda feira,4.
É a quarta vez que o presidente da Acção Democrática Independente, ADI, assume o posto de Primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe.
Em 2008 Patrice Trovoada chegou pela primeira vez ao cargo num governo de coligação em que o MDFM-PCD foi o vencedor das eleições com maioria relativa.
Nos últimos 12 anos o partido dirigido por Trovoada venceu as 4 eleições legislativas realizadas no país, mas em 2018 não conseguiu formar o governo por não ter obtido maioria absoluta.
O antigo Primeiro-ministro regressa agora ao cargo 4 anos depois, e após o seu partido a ADI ter vencido as eleições de 25 de setembro último, conquistando 30 dos 55 assentos da Assembleia Nacional.
Patrice Trovoada terá pela frende o desafio da recuperação económica e financeira de São Tomé e Príncipe e da modernização das principais infraestruturas do arquipélago com uma população estimada em 200 mil habitantes.
O anterior chefe do governo, Jorge Bom Jesus assumiu esta quinta feira, 10, em conferência de imprensa que a situação financeira de São Tomé e Príncipe degradou-se nos últimos anos e que não há divisas para a importação de bens essenciais.
Durante este fim de semana, Patrice Trovoada, o novo primeiro-ministro empossado esta sexta-feira 11, deverá apresentar ao Presidente da República a estrutura e as figuras do XVIII governo constitucional, cuja a tomada de posse está marcada para a próxima segunda-feira 14.
VOA