Sexta-feira, Junho 28, 2024
18.3 C
Lisboa
More

    Passos Coelho: “Governo não está distraído” e pedirá flexibilização do défice se for “indispensável”

    (jornaldenegocios.pt)
    (jornaldenegocios.pt)

    Passos Coelho reforçou a ideia transmitida pelo seu vice, Paulo Portas, de que o Governo mantém a possibilidade de pedir à troika uma meta do défice para 2014 “menos ambiciosa”.

    O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, garantiu que Portugal poderá vir a discutir a flexibilização da meta do défice para o próximo ano na próxima avaliação da troika.

    “Eu já tinha dito que o Governo não está distraído com esta matéria e, se vir que é indispensável fixar para 2014 uma meta menos ambiciosa, não deixará de discutir essa matéria com a troika, os nossos credores”, disse Passos Coelho aos jornalistas em declarações proferidas à margem da inauguração de equipamentos escolares em Oliveira do Bairro e transmitidas pelos canais de televisão.

    O líder do Executivo respondia a questões dos jornalistas relativas às palavras do vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que sublinhou esta quarta-feira, na comissão parlamentar eventual para acompanhamento das medidas do programas de assistência a Portugal, a divergência de posições entre o Governo e a troika no que diz respeito à meta do défice para 2014.

    Portugal tem, de acordo com a sétima avaliação, de atingir um défice máximo de 4% do produto interno bruto no próximo ano. O Executivo pediu, na mesma avaliação, que a meta fosse alargada para 4,5%, o que não foi então conseguido “porque a troika entendeu que a meta devia ser mais exigente”, explicou o primeiro-ministro.

    De qualquer modo, Passos Coelho garante que, caso seja necessário repetir o pedido, não o deixará de fazer. Contudo, remeteu quaisquer novidades para o exercício da oitava avaliação do programa de ajustamento, que começa na próxima semana, ainda a um nível mais técnico e não de discussão de propostas. (jornaldenegocios.pt)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Como é que o Gana entrou numa crise de dívida e foi obrigado a procurar um resgate?

    Quando o Gana se juntou às fileiras dos países exportadores de petróleo e gás, no final de 2010, ajudou...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema