Seis meses após as eleições nos Países Baixos, o populista radical de direita Geert Wilders e três outros partidos de direita chegam a acordo. Wilders poderá anunciar o novo primeiro-ministro já amanhã.
Apenas seis meses após as eleições legislativas nos Países Baixos, o populista radical de direita Geert Wilders e três outros partidos de direita chegaram a acordo sobre uma nova coligação. O anúncio foi feito por Wilders em Haia, esta quarta-feira, avança a AFP.
O homem de fogo anti-islão e líder do Partido pela Liberdade (PVV) vai formar uma coligação com o Partido Popular para a Liberdade e Democracia (VVD), Novo Contrato Social (NCS) e o Movimento Agricultor-Cidadão (BBB), abrindo a perspetiva de que mais uma nação da União Europeia se incline para a extrema-direita, semanas antes das eleições europeias.
Wilders, líder do PVV, anunciou que os quatro partidos chegaram a um acordo de negociação. Esta quarta-feira já havia afirmado que não espera tornar-se primeiro-ministro, porque continua a ser demasiado extremista para os seus parceiros de coligação, mas que o seu Partido da Liberdade será a força motriz da coligação.