O Parlamento aprovou esta terça-feira (27), o Projecto de Resolução que autoriza o Presidente da República e Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA) a enviar uma componente angolana para a Força em Estado de Alerta da SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) em Moçambique.
O documento foi aprovado por 192 votos a favor, nenhum contra e sem abstenções.
A proposta prevê o envio de 20 oficiais técnicos especializados em matérias de defesa e segurança, para assessorar a Força em Estado de Alerta da SADC em Moçambique, que se debate com o problema de terrorismo na província de Cabo Delgado.
A SADC aprovou, em Junho, o mandato de uma “força conjunta em estado de alerta” para apoiar Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. A decisão foi tomada na cimeira extraordinária da organização, que decorreu em Maputo.
Por outro lado, grupos armados aterrorizam a província de Cabo Delgado, Norte de Moçambique, desde 2017, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo “jihadista” Estado Islâmico, numa onda de violência que já provocou mais de 2.800 mortes.