24 C
Loanda
Sexta-feira, Outubro 18, 2024

Palestras sobre violência doméstica vão marcar viragem na consciencialização do problema

PARTILHAR

As temáticas a serem discutidas no ciclo de palestras sobre a violência doméstica vão marcar uma viragem na consciencialização e abordagem deste mal nas suas mais variadas vertentes, disse hoje, terça-feira, em Luanda, o Secretário de Estado do Ministério do Interior, José Bamóquina Zau.

mesa de presidium da palestra sobre o tema: combate a violÊncia domÉstica (foto: gaspar dos santos) - portal de angola
MESA DE PRESIDIUM DA PALESTRA SOBRE O TEMA: COMBATE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA (Foto: Gaspar Dos Santos)

De acordo com o responsável que falava na abertura do ciclo de palestras sobre violência doméstica promovido pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, enquadrada nas festividades dos 40 anos de independência de Angola, quer no fim deste ciclo ver reforçada as acções preventivas contra este fenómeno.

Disse esperar ainda ver melhorado o tratamento de informações relacionadas com a violência doméstica, a protecção das vítimas, o cadastramento dos agressores e facilitar o acesso a justiça para a protecção e integração social das vítimas.

Reiterou a necessidade de se levar ao conhecimento do cidadão por via da comunicação social em tempo real os casos de violência doméstica julgados e punidos pela lei, por forma a garantir o desencorajamento de tais práticas.

Ressaltou que em 2014 dados recolhidos dos vários centros  de aconselhamento dos ministérios da Família, Interior, Reinserção Social e ONG indicam um total de 16 mil e 237 casos de violência doméstica.

Destes casos, realçou, maior parte ocorreram no interior de residências praticados por pessoa próximas da família, o que tem dificultado a intervenção policial.

O ciclo de palestras vai decorrer ate 10 de Novembro e visa reforçar a sensibilização e capacitação da população no sentido de desencorajar a prática de violência e trabalhar na moralização das famílias e da sociedade.

Assistiram abertura entre outras individualidades, a sub-procuradora da República, Maria Teresa Manuel, o secretário de estado da educação, Narciso Benedito, o director do Centro de Imprensa Anibal de Melo, António Mascarenhas, membros da OMA e sociedade civil. (portalangop.co.ao)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Israel confirma morte do mentor do ataque de 7 de outubro

Israel confirmou nesta quinta-feira que matou o líder do Hamas e cérebro do ataque de 7 de outubro de...

Angola Estado da Nação 2024: João Lourenço destaca endividamento responsável

(Actualizado) Com pouco mais de duas horas de duração, o “Discurso sobre o Estado da Nação” que o Presidente João...

A Era do Petróleo está a terminar? AIE diz que sim

A Agência Internacional de Energia (AIE) reafirmou as projecções de que a procura de todos os combustíveis fósseis irá...

Coreia do Norte confirma que dinamitou ferrovias e estradas que a ligam ao Sul

A Coreia do Norte confirmou que dinamitou trechos de estradas e ferrovias que ligam o país à Coreia do...
  • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
  • Radio Calema
  • Radio Calema