25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Pai do activista Inocêncio de Matos pede justiça

PARTILHAR

Família de Inocêncio de Matos está preocupada com o silêncio das autoridades um ano depois da morte do activista angolano. Presidente da República garantiu que o caso seria esclarecido, mas isso ainda não aconteceu.

Passou um ano desde que o Presidente angolano, João Lourenço, garantiu que estava em curso uma investigação à morte do ativista Inocêncio de Matos. Mas autoridades continuam em silêncio sobre o caso. Em entrevista à DW África, um defensor dos direitos humanos diz acreditar que a investigação está a ser abafada.

Inocêncio foi alegadamente vítima de um disparo de um agente da Polícia Nacional durante uma manifestação pacífica, a 11 de novembro de 2020, que exigia melhores condições de vida em Angola. A polícia rejeitou sempre as acusações.

 - portal de angola
Alfredo Miguel de Matos pai de Inocêncio de Matos<br >DR

“Misterioso silêncio”
Alfredo Miguel de Matos, pai de Inocêncio, diz que os familiares continuam a aguardar pelos resultados das investigações anunciadas pelo Presidente da República.

Num manifesto lido pelo pai, a família diz que “passados doze meses desde o assassinato de Inocêncio de Matos, as autoridades governativas aos distintos níveis demarcam-se da abordagem sobre a morte de Inocêncio de Matos, enquanto há um misterioso silêncio dos órgãos de Justiça sobre o processo”.

Além da Procuradoria-Geral da República, Alfredo Miguel de Matos diz que, nos últimos meses, a família recorreu ao Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos, à Provedoria de Justiça e até aos deputados da Assembleia Nacional para tentar levar o caso da morte do filho a tribunal. No entanto, não obteve uma resposta satisfatória até agora.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

PGR busca apoio da UNODC

O Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, manteve, esta terça-feira, em Viena, Áustria, com a directora executiva...

Promotor considera privada conduta de Trump para tentar anular eleições de 2020

O ex-presidente Donald Trump atuou como uma pessoa particular em sua tentativa “criminosa” de reverter o resultado das eleições...

Movimento Mudei admite impugnar lei do vandalismo em Angola

"O Movimento Cívico Mudei não sustem, em absoluto, o aumento da repressão sobre cidadãos em condições de vida precárias...

Sistema de justiça em Angola está muito aquém da independência, diz bastonário dos advogados.

Em Angola, critica-se o sistema judicial por servir apenas os interesses do poder político, enquanto a Ordem dos Advogados...