26.5 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Oposição questiona Governo sobre passageiros “ensardinhados”

PARTILHAR
FONTE:Lusa | DW

Governo angolano reconhece dificuldade para controlar lotação no transporte público, principalmente em Luanda. Medidas preventivas entre passageiros são vistas por ministro dos Transportes como “grande desafio”.

O ministro dos Transportes angolano, Ricardo de Abreu, disse que “há um grande desafio a nível dos transportes públicos”, particularmente em Luanda, cuja taxa de ocupação limitada passou dos 50% para os atuais 75% e “desde logo criou desafios aos operadores”.

O governante respondia esta quarta-feira (30.06) às inquietações apresentadas pelos partidos políticos na oposição sobre o “excesso de lotação” nos transportes públicos em Luanda, contrariando as regras de biossegurança, uma situação que “muitas vezes não é fácil de controlar”.

“Esse trabalho de coordenação a nível de dos transportes públicos é feito em coordenação com o Governo de Luanda, particularmente e com os órgãos de defesa e segurança, procurando evitar que haja de facto um excesso de lotação nos transportes públicos”, frisou.

 - portal de angola
Aglomerações são um grande desafio diz ministro<br >DR

“Ensardinhados”
Abreu disse que os partidos políticos podem ajudar na resolução do problema, porque poderiam trabalhar na consciencialização das pessoas a fim de evitar a circulação e mobilidade.

“O que muitas vezes não é fácil de conseguirmos controlar. É aí mais uma vez que também os partidos políticos podem ter um papel importante na limitação de circulação de pessoas evitando ao máximo à sua mobilidade”, realçou.

A inquietação sobre condição dos transportes públicos, “com passageiros quase que ensardinhados”, foi apresentada por Lázaro Kakunha, secretário-geral adjunto da UNITA (União Nacional para a Independência Total de Angola, na oposição angolana), durante uma reunião com a Comissão Multissetorial de Prevenção e Combate à Covid-19 em Angola.

A “preocupação” foi reiterada pelos representantes da Convergência Ampla de Salvação de Angola – Coligação Eleitoral (CASA-CE) e do Partido de Renovação Social (PRS) ao encontro em que foi abordado.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Candidato independente nas eleições de Moçambique ameaça greve nacional se a Frelimo vencer

O candidato presidencial independente Venâncio Mondlane ameaçou na sexta-feira convocar uma greve nacional e paralisar Moçambique se o partido...

Senegal: data para eleições presidenciais cria polémica

Um fórum de diálogo promovido pelo Presidente Macky Sall defendeu a 27 de Fevereiro que o chefe de Estado...

Mãe de Navalny lança apelo a Putin para que lhe devolva o corpo do filho

Há cinco dias que não o vejo. Eles não me entregam o corpo e nem sequer me dizem onde...

Alexei Navalny, principal oponente de Putin, morreu, segundo autoridades penitenciárias russas

Autoridades russas confirmam a morte da principal figura da oposição a Vladimir Putin. As autoridades prisionais russas confirmaram a morte...