Conceição Cabrita, presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, foi detida no âmbito da Operação Triângulo da Polícia Judiciária.
A sede do município de Vila Real de Santo António, em Faro, está a ser alvo de buscas da Polícia Judiciária, na manhã desta terça-feira. A informação é avançada pela RTP, que detalha, citando a PJ, que em causa estão suspeitas de atuação ilícita de cargo político, que beneficiou da colaboração de funcionários, bem como de outros intervenientes, na intermediação de um negócio – a compra de um imóvel. propriedade do município algarvio.
Já de acordo com a TVI, a presidente da Câmara, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.
Fonte da autarquia disse à Lusa que a autarca (PSD) foi detida “à saída de casa”, quando se dirigia para o município, onde iria participar numa reunião de Câmara, que acabou por se realizar sem a sua presença.
Conceição Cabrita foi eleita pelo PSD em 2017 para presidir ao município de Vila Real de Santo António, depois de ter sido vereadora e vice-presidente do anterior presidente, Luís Gomes, mas já tinha anunciado que não se iria recandidatar ao cargo nas eleições deste outono.
No âmbito desta investigação, que a PJ atribuiu a designação de Operação Triângulo, foram realizadas duas dezenas de buscas nas regiões do Algarve, Lisboa, Leiria e Ourém, e detidas quatro pessoas, entre elas a autarca de Vila Real de Santo António.