25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

ONU: Secretário-geral lamenta que “ordem constitucional” não seja restabelecida no Níger

PARTILHAR
FONTE:EuroNews

Na capital do Níger não há sinais de qualquer mobilização das forças de segurança. Na primeira reação oficial desde que a junta militar ignorou o prazo da meia-noite deste domingo para reintegrar o Presidente democraticamente eleito, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) disse que vai reunir na próxima quinta-feira.

Para os Estados Unidos, ainda ainda é possível pôr um fim ao golpe de Estado no Níger através do diálogo. Esta segunda-feira, Matthew Miller, o porta-voz do Departamento de Estado disse que “a janela de oportunidade está definitivamente aberta”.

O Secretário-Geral das Nações Unidas continua mostrar preocupação com a detenção do Presidente Bazoum e com o fracasso do restabelecimento da ordem constitucional no Níger”. António Guterres sublinha “a necessidade urgente de garantir o trabalho humanitário que salva vidas no país”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

General do Níger discute “cooperação em matéria de segurança” com Putin

Uma declaração do Kremlin acrescentou que os dois manifestaram "disponibilidade para iniciar um diálogo político e desenvolver uma cooperação...

Estados Unidos pedem esclarecimentos ao Níger sobre ruptura do acordo de defesa

Os Estados Unidos acabam de reagir ao anúncio no sábado pela junta militar nigeriana da ruptura do Acordo de...

Níger: Tribunal de Justiça da CEDEAO ordena libertação de Mohamed Bazoum e seu regresso ao poder

O juíz estimou que vários dos seus direitos foram violados: o direito à livre circulação, por estaarem detidos na...

2Rs África Ocidental: Níger vs. Europa

A União Europeia mostra-se preocupada com um aumento nos fluxos migratórios de África, depois de o Níger ter revogado...