26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

ONG implementa projecto “Desperdício Zero” no Lubango

Lubango- Um projecto denominado “Desperdício zero”, que visa contribuir na manutenção e limpeza da cidade do Lubango, província da Huíla, poderá ser implementado a partir de Janeiro de 2023, pela ONG “Epongoloko”.

PARTILHAR
FONTE:ANGOP

A iniciativa permitirá recolher diariamente resíduos sólidos porta-a-porta para manter a cidade mais limpa e resgatar a mística que o Lubango ostentava na época colonial, a de “cidade jardim”.

Em declarações hoje à ANGOP, no Lubango, o secretário-geral da ONG Epongoloko, na Huíla, Feliciano Dionísio, disse que o projecto tem um financiamento de 450 mil euros da União Europeia, 118 mil dos quais já foram entregues e os restantes vão ser cabimentados faseadamente durante três anos.

“Com este projecto permitirá, sem sombras de dúvidas, a ajudar a administração local no reforço a limpeza nas ruas, no quadro do programa de higiene e saneamento básico” disse.

Realçou que a implementação da iniciativa vai inserir mais de 30 jovens no mercado de trabalho entre fixos e temporários, que para além da recolha de lixo, vão também seleccionar os recicláveis para serem comercializados nas empresas locais.

Anunciou ainda para 2023, a elaboração de projectos de desenvolvimento ministerial, de apoio à produção agro-pecuária, de pesca artesanal e aquicultura, promoção da defesa dos direitos humanos, fundamentais e democracia.

A ONG nacional Epongoloko (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Comunitário), criada em 1999, foi institucionalizada na perspectiva de apoiar aos mais vulneráveis por meio da contribuição de esforços para a prossecução de proceder diagnósticos rurais que viabiliza a identificação dos problemas prementes das comunidades.

Tem ainda a finalidade de investigar, mobilizar, organizar e aproveitar os recursos naturais como catalisador do desenvolvimento, formação de professores sobre educação ambiental, entre outros projectos sociais.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Jovens detidos em flagrante a traficar cannabis no Lubango

Dezasseis cidadãos foram detidos em flagrante delito nos últimos dois dias pela Polícia Nacional, no Lubango, província da Huíla,...

Governo reassenta mais de 290 famílias pedintes do Lubango em zonas de origem

Quatrocentas e seis pessoas, que integram 293 famílias provenientes do município da Humpata e que deambulavam pelas ruas...

Profissão de engraxador “apaixona” crianças carentes do Lubango

A actividade de engraxador de sapatos, anteriormente assumida por adultos, hoje é dominada por crianças, na cidade do Lubango,...

Lubango: SIC confirma suicídio de português em hotel

O Serviço de Investigação Criminal (SIC), na província da Huíla, confirmou hoje, quarta-feira, que o cidadão luso-sãotomense, que morreu...