ING Groep NV planeia encerrar todo o financiamento das atividades upstream de petróleo e gás até 2040 e pretende triplicar o seu financiamento de energia renovável após a Cimeira COP28.
O banco holandês espera aumentar o seu financiamento da geração de energia renovável para 7,5 mil milhões de euros (8,2 mil milhões de dólares) anualmente até 2025, acima dos 2,5 mil milhões de euros em 2022. Também reduzirá os empréstimos para a exploração e produção de petróleo e gás em 35% até 2030. Até 2040, as emissões financiadas ligadas ao seu portfólio serão reduzidas a zero, afirmou o ING num comunicado quarta-feira.
Líderes de todo o mundo se reuniram em Dubai no início deste mês para a Cimeira da COP28 de duas semanas, que levou ao primeiro acordo mundial para substituir os combustíveis fósseis. O presidente-executivo do ING, Steven van Rijswijk, disse que o banco pretende aproveitar o progresso alcançado na cúpula, atualizando a sua estratégia verde.
“Percebemos que será necessário mais trabalho por parte de todas as partes para alcançar uma sociedade líquida zero”, disse Van Rijswijk.