Angop
O Segundo Comandante Geral do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, José Horácio da Silva, recomendou, nessa terça-feira, no município de Viana, em Luanda, os finalistas do quarto curso de inspectores, deste órgão do Ministério do Interior, a aplicar tudo que aprenderam durante a formação.
De acordo com o Comissário Bombeiro, a prevenção, na qualidade de órgão mais importante do sector, deve ser melhorada e impor-se a disciplina, assim como incrementar as acções.
Disse, por outro lado, que em função dos recursos financeiros que o Governo tem gastado na construção de novas indústrias, assim como na execução de projectos económicos de grande impacto social, aumenta a responsabilidade dos inspectores de prevenção e de mais nas campanhas de sensibilização das populações.
Por sua vez, o director da Escola Nacional de Formação de Quadros, José Caculo, disse que o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros programou este curso, dos cinco previstos para este primeiro semestre do ano 2019, com a finalidade de criar valências aos inspectores de prevenção, para que possam corresponder às exigências do povo.
Participaram do curso, que teve a duração de 350 horas, 36 efectivos, dos quais nove mulheres. Foram ministradas aulas nas disciplinas de análise de projecto de construção, técnicas de projecto de sistemas de prevenção e combate a incêndio, estudo de comportamentos dos elementos construtivos, bem como organização de trabalho.
Durante a cerimonia fez-se a entrega simbólica de três certificados aos recém formados.