25 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Novo ataque de drones contra tropas americanas no Iraque

Um ataque de drones na segunda-feira teve como alvo uma base militar no norte do Iraque usada pelas forças dos EUA e da coligação anti-jihadista, disseram autoridades norte-americanas e iraquianas, no último incidente do género.

PARTILHAR
FONTE:VOA

O número de ataques contra a coligação, que enviou tropas para o Iraque para combater o grupo Estado Islâmico, aumentou desde o início da guerra entre Israel e o Hamas, a 7 de outubro.

No incidente de segunda-feira, um drone (veículo aéreo não tripulado) foi lançado em direção a uma base perto do aeroporto de Irbil, no Curdistão iraquiano, disse Yehia Rasool, porta-voz do primeiro-ministro iraquiano para assuntos militares, em comunicado.

O ataque causou feridos, disse Rasool, sem dar mais pormenores.

Um oficial militar dos EUA, falando sob condição de anonimato, confirmou à AFP que um ataque de drone foi lançado “contra as forças dos EUA e da coligação” na base aérea, acrescentando que “ainda estamos a aguardar avaliações de feridos e danos (se houver)”.

Pouco tempo depois do ataque do drone, a Resistência Islâmica no Iraque afirmou ter lançado um drone contra outra base, perto de Harir, a nordeste de Irbil.

Esta base também alberga forças dos EUA e da coligação.

A Resistência Islâmica no Iraque é uma formação informal de grupos armados filiados na coligação Hashed al-Shaabi de antigos paramilitares que estão agora integrados nas forças armadas regulares do Iraque.

Desde 17 de outubro, os militares americanos contabilizaram 103 ataques contra as suas tropas no Iraque e na Síria.

A maioria desses ataques foi reivindicada pela Resistência Islâmica no Iraque, que se opõe ao apoio dos EUA a Israel na sua guerra contra o Hamas na Faixa de Gaza.

No início de dezembro, a embaixada dos EUA em Bagdade foi alvo de disparos de rockets. Esse ataque, o primeiro do género desde o início da guerra em Gaza, não foi reivindicado por nenhum grupo.

O gabinete do primeiro-ministro Mohammed Shia al-Sudani anunciou várias detenções e afirmou que alguns tinham ligações aos serviços de segurança.

Washington tem cerca de 2.500 soldados destacados no Iraque e cerca de 900 na Síria. A coligação internacional luta contra o grupo Estado Islâmico desde 2014.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Cinco capacetes azuis ficam feridos no sul do Líbano; Israel intensifica bombardeios

Um bombardeio israelita, matou nesta quinta-feira (7), três civis e feriu cinco capacetes azuis da ONU no sul do...

Irão ameaça Israel com represálias

O líder supremo do Irão prometeu neste sábado (2) retaliar os ataques de Israel, que confirmou ter capturado, em...

Israel lança ‘ataques de precisão’ contra Irão, explosões são ouvidas em Teerão

Fortes explosões foram ouvidas na madrugada deste sábado (26, data local) em Teerão, indicou a imprensa estatal do Irão,...

Israel vai lançar “ataque de larga escala” contra o Irão em breve

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já sabe quando e como vai ocorrer a retaliação israelita Os membros do...