Foi desencadeada esta segunda-feira, na zona do Martim Moniz, em Lisboa, na margem sul e Vila Franca, uma operação de combate a uma presumível rede de imigração ilegal, com dezenas de mandados de busca. As autoridades fizeram pelo menos nove detenções.
Cinco das detenções tiveram lugar num hostel da zona do Martim Moniz, espaço que vai encerrar.
Um outro hostel na Avenida Almirante Reis, também em Lisboa, foi alvo de buscas. Nestas instalações foram detidas pelo menos quatro pessoas, como constatou a equipa de reportagem da RTP no local.
A RTP apurou que a operação envolveu autoridades de Portugal, França, Alemanha Bélgica e Áustria. Esta investigação conta ainda com a participação da Eurojust (Agência Europeia para a Cooperação Judiciária Penal) e da Europol. Foram mobilizados elementos da Polícia Judiciária, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica.
Em Portugal, ponto central da investigação, o número de mandados de busca aproximou-se das duas dezenas.
Em causa estão suspeitas de associação criminosa para auxílio à imigração ilegal: trata-se de pessoas alegadamente trazidas para Portugal com vista a obterem documentação que, depois, permitiria maior facilidade de circulação na Europa.