A Noruega concedeu 62 licenças para áreas de exploração nos mares ao largo de sua costa, enquanto o maior fornecedor de gás natural da Europa se esforça para manter a produção.
Licenças foram oferecidas a 24 empresas diferentes, e 16 empresas foram apresentadas como operadoras para as licenças, disse o Ministério da Energia num comunicado na terça-feira.
A premiação em áreas predefinidas, ou APA, é uma rodada anual de licenciamento para as áreas de exploração mais conhecidas na plataforma norueguesa e abrange a maioria das geografias disponíveis. A Noruega é hoje o maior fornecedor de gás natural da Europa, substituindo os fluxos russos cortados na sequência da invasão da Ucrânia.
“A plataforma continental norueguesa é e será um fornecedor de energia extremamente importante para a Europa durante muitos anos”, Kjetil Hove, consultor da Equinor, disse terça-feira num seminário realizado pela Sociedade Norueguesa de Petróleo.
Enquanto isso, manifestantes que apelam ao fim da exploração de petróleo e gás pelo maior fornecedor europeu de gás natural tentaram bloquear uma reunião de executivos e políticos do setor petrolífero no sul da Noruega.
Cerca de 35 manifestantes da Extinction Rebellion bloquearam a entrada do Scandic Park Sandefjord, impossibilitando a entrada de alguns participantes da conferência antes do horário de início programado.
Executivos de empresas petrolíferas, incluindo Aker BP, Var Energi ASA e Equinor ASA deveriam subir ao palco no seminário sobre política energética, enquanto o Ministro da Energia Terje Aasland falaria sobre como a indústria do petróleo será desenvolvida.