Pelo menos 15 pessoas morreram depois que um barco de passageiros foi levado pela maré e virou na capital econômica da Nigéria, Lagos, disseram serviços de emergência no domingo.
A tragédia ocorreu na noite de sexta-feira, dois dias após a morte de duas pessoas em outro acidente de barco nesta cidade de mais de 20 milhões de habitantes.
“Havia 16 passageiros a bordo no momento do acidente”, disse à AFP Ibrahim Farinloye , da Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências (NEMA). Segundo ele, quatro corpos foram encontrados no sábado, e no domingo os serviços de resgate recuperaram outros 11 cadáveres. O décimo sexto passageiro não havia sido encontrado na tarde de domingo.
De acordo com Sarat Braimah , Diretor Regional da Autoridade Hidroviária do Estado de Lagos (LASWA), o barco “violou os regulamentos […] sobre atrasos de viagem ao zarpar às 19h45” . A maré fez com que o barco ficasse à deriva e depois virasse, disse ela, acrescentando que os passageiros não tinham coletes salva-vidas.
A cidade de Lagos desenvolveu-se num local lagunar banhado pelo Oceano Atlântico. Acidentes de barco – muitas vezes sobrecarregados e mal conservados – são comuns nas vias navegáveis nigerianas, especialmente durante a estação chuvosa .
Na quarta-feira, duas pessoas morreram e outras 15 foram resgatadas quando seu barco virou em Ikorodu, nos arredores de Lagos.