A Nigéria e o Reino Unido afirmaram na segunda-feira que estabeleceram uma parceria estratégica para impulsionar o crescimento económico, reforçar a cooperação em matéria de segurança e reforçar os laços bilaterais.
O Ministro dos Negócios Estrangeiros nigeriano, Yusuf Tuggar, e o seu homólogo britânico, David Lammy, delinearam uma parceria que procura também reforçar os esforços contínuos de segurança e de combate ao terrorismo.
“Ao promover os nossos laços económicos através do investimento e do comércio, podemos desbloquear um crescimento substancial para ambas as nações, impulsionar a criação de emprego e aumentar a adição de valor local”, disse Tuggar durante uma conferência de imprensa conjunta em Abuja, capital da Nigéria.
Lammy, que está na sua primeira visita oficial a África como Ministro dos Negócios Estrangeiros, enfatizou o compromisso da Grã-Bretanha com uma parceria de longo prazo com a Nigéria.
“É um quadro alargado para a nossa relação que abrange a amplitude das coisas que fazemos juntos”, disse Lammy, que também destacou a importância de abordar o crescimento económico, as alterações climáticas e as ameaças à segurança.
Lammy sublinhou ainda as ligações pessoais, acrescentando que a considerável diáspora nigeriana na Grã-Bretanha oferece o potencial para um maior intercâmbio cultural e cooperação económica.