25.2 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Negociadores da COP27 anunciam acordo

PARTILHAR

Os negociadores da Conferência sobre o Clima chegaram a um acordo sobre a criação de um fundo específico dedicado às “perdas e danos” dos países mais vulneráveis.

Dizem ter conseguido um potencial acordo revolucionário sobre a questão mais difícil das negociações climáticas das Nações Unidas, a criação de um fundo para compensar as nações pobres que são vítimas de condições meteorológicas extremas agravadas pela poluição das nações ricas.

“Há um acordo sobre perdas e danos”, disse o Ministro do Ambiente das Maldivas**, Aminath Shauna**, à The Associated Press.

De acordo com o projeto da proposta de compensação, os países desenvolvidos seriam “instados” a contribuir para o fundo, que também recorreria a outras fontes de dinheiro privadas e públicas, tais como instituições financeiras internacionais. Nas conversações, as nações mais pobres do mundo, que pouco contribuíram para as emissões históricas de gases, uniram-se para insistirem num fundo deste tipo.

“Conseguimos progredir num resultado importante”, disse Wael Aboulmagd, que chefia a delegação egípcia. “Penso que estamos a chegar lá”.

No entanto, a proposta não sugere que grandes economias emergentes como a China tenham de contribuir para o fundo, um pedido chave da União Europeia e dos Estados Unidos.

EURONEWS

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

El Niño e alterações climáticas: quase 68 milhões de pessoas sofrem com a seca na África Austral

Cerca de 68 milhões de pessoas na África Austral estão a sofrer os efeitos da seca induzida pelo El...

Suécia e Finlândia registram temperaturas de -40º C

A Finlândia e a Suécia registraram nesta terça-feira (02/12) as temperaturas mais frias no atual inverno na região, com...

Um morto e mais de 1.300 deslocados devido à tempestade “Ciarán”

Tempestade "Ciarán" entrou de madrugada pelo noroeste de França com ventos de quase 200 km/hora Pelo menos uma pessoa morreu,...

Percevejos em Paris: hotéis recorrem à tecnologia para frear avanço da praga

"Há quinze dias encontramos percevejos e é assustador", diz Max Malka, dono do Hotel Montlhery Paris Sud, localizado 15...