Os membros da comissão da campanha “Nascer Livre para Bilhar”, no Huambo, uma iniciativa da Primeira-Dama de Angola, Ana Dias Lourenço, estiveram reunidos, na última terça-feira, nesta cidade, com o objectivo de dar a conhecer a estratégia provincial e as acções a serem desenvolvidas na região do Planalto Central.
Orientado por Tavares Cândido, esposo da governadora do Huambo, Joana Lina, foi feito um diagnóstico do estado de prevalência do HIV-Sida na província, cuja meta geral é reduzir em 46 por cento as novas infecções em crianças.
Segundo o JA, em 2018, de acordo com dados apresentados na reunião, em que participaram os administradores municipais e respectivas esposas e directores das unidades hospitalares, mais de 26 mil mulheres grávidas foram testadas, 407 das quais com resultado positivo, 244 em tratamento anti-retroviral, 77 crianças em tratamento anti-retroviral e 137 crianças expostas.
No Huambo, a campanha está centrada em quatro eixos que passam pela prevenção primária da infecção do HIV e da gravidez indesejável, prevenção da transmissão de mãe para filho, tratamento pediátrico e áreas transversais.
Euclides Chipalavela, supervisor provincial do programa de HIV-Sida no Huambo, destacou os
fundamentos técnicos, as principais metas a atingirem, em 2019, nomeadamente a testagem de 60 por cento de gestantes, 43 por cento em tratamento, 14 por cento em diagnósticos precoce infantil, 24 por cento em tratamento anti-retroviral pediátrico e 23 por cento a taxa de transmissão do HIV de mãe para filho.
No final da reunião, cujo acto de abertura foi presidida pela governadora provincial, o coordenador da campanha, Tavares Cândido, realçou o papel da Primeira-Dama da República que assumiu o desafio nesta fase do país, acrescentado que este trabalho reforça as acções que o Executivo tem realizado na luta contra a HIV-Sida.