25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Namibe: Escolas primárias enfrentam dificuldades em biossegurança

PARTILHAR
FONTE:VoA

Muitos alunos estão a chegar às escolas do Namibe sem máscara devido a descuido ou falta de meios económicos dos seus pais, constatou a Voz da América em diversas unidades de ensino.

Além dos alunos que nas escolas primárias durante o período do intervalo não usam máscaras faciais, a VOA apurou durante a ronda em mais de seis escolas do Namibe que também existem alunos que por razões económicas dos pais ou encarregados de educação vão à escola sem meios de biossegurança exigidos.

Alcides Lopes, director da escola primária nº 23 Dr. Agostinho Neto disse à VOA que é preciso ter muita paciência.

“Ficamos segundo pai destas crianças que por razões económicas das famílias às vezes vêm na escola sem máscaras faciais e nós membros da direcção da escola somos obrigados ajudar com máscaras descartáveis de nossas reservas”, disse.

 - portal de angola
Director diz que tem que ser segundo pai de muitas crianças cujas famílias não têm meios<br >DR

“São muitas famílias que sobrevivem de negócios e levantam-se muito cedo e deixam os pequenos a dormir e só deixam a orientação para as 7H00 as crianças irem para a escola”, disse o director.

“As vezes além desta orientação não deixam o caderno que a escola pediu, não deixam a máscara para a criança e ela só dá conta que não trouxe já no recinto da escola e nós ajudamos neste sentido e a ginástica é essa”, afirmou.

“ Pai em casa e pai aqui na escola, temos que nos conformar” , acrescentou Alcides Lopes.

Valentino Armando é um dos protectores escolares da escola Agostinho Neto no Bairro da Facada e além de garantir segurança da escola também faz o controle da higienização dos alunos, medição da temperatura e deixa o seguinte apelo aos pais e encarregados de educação.

“Os papás têm que comprar máscaras para os miúdos, senão eles não entram nas salas de aulas e vão perder o ano lectivo”, disse Florentino Armando.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Archer Mangueira: O governador escritor quer mais contribuições da “geração da transição” para a história de Angola

O governador da província angolana do Namibe, Archer Mangueira, quer que mais angolanos, que participaram na luta pela independência...

Porto do Namibe aumenta movimentação de carga para 275 mil toneladas

O Porto do Namibe movimentou, no primeiro trimestre deste ano, 275 mil toneladas de produtos diversos, o que representou...

Ministro da Cultura, Filipe Zau Pedro Parente – ANGOP

O Comité Provincial do MPLA no Namibe está a capacitar os dirigentes e quadros do partido em seminário sobre...

Namibe regista mais de duzentos acidentes de viação

Duzentos e oitenta e oito acidentes de viação foram registados de Janeiro a Outubro do corrente ano, na província...