26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Nações Unidas reconhecem comprometimento de Angola com multilateralismo

PARTILHAR
FONTE:Angop

As Nações Unidas reconheceram, esta quinta-feira, o comprometimento de Angola com o multilateralismo e os princípios da carta desta organização intergovernamental, criada para promover a cooperação e a paz internacional.

O reconhecimento foi expresso, em Luanda, pelo presidente da Assembleia-Geral da ONU, Abdulla Shahid, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Chefe de Estado angolano, João Lourenço.

À saída do encontro, Abdulla Shahid reconheceu, igualmente, o papel que Angola tem desempenhado para a paz e segurança na Região dos Grandes Lagos, bem como no combate às mudanças climáticas, em particular a desertificação.

No diálogo com João Lourenço, o presidente da Assembleia-Geral da ONU, que considerou Angola um parceiro importante das Nações Unidas, disse terem sido abordadas “questões de interesse comum”.

Abdulla Shahid referiu os desafios impostos pela pandemia da Covid-19, que nos últimos dois anos afectou a economia mundial, associado, nas últimas semanas, à guerra na Ucrânia.

“Essas situações demonstram a necessidade de haver multilateralismo”, disse, defendendo um trabalho conjunto para esbater os “desafios acrescidos” que os países desenvolvidos e os em desenvolvimento enfrentam.

No entender do alto funcionário da ONU, esses desafios só podem ser resolvidos com o multilateralismo, um campo em que Angola tem estado a trabalhar.

Acrescentou que as Nações Unidas defendem que haja mais financiamento para a segurança alimentar e para o desenvolvimento.
 - portal de angola
O presidente da 76ª Sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas chegou a Luanda quarta-feira, para uma visita de trabalho de quatro dias a Angola, a convite do ministro das Relações Exteriores, Téte António.

Natural das Maldivas, país insular situado no Oceano Índico a Sudoeste do Sri Lanka e da Índia, no continente asiático, Abdulla Shahid é a primeira personalidade do seu país a se tornar presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas.

O presidente da Assembleia-Geral da ONU é o guardião das Regras de Procedimento do órgão dos 193 Estados-Membros, sendo eleito por maioria simples, três meses antes de assumir, formalmente, o cargo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Rebeldes Houthi detêm pelo menos 9 membros da ONU, dizem as autoridades

Os houthis anunciaram que tinham capturado pelo menos nove pessoas ligadas às agências das Nações Unidas que operam no...

Angola reafirma compromisso com Programa de Acção de Doha

Angola reafirmou, esta segunda-feira, na sede das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o seu compromisso com...

A estratégia do Brasil por resolução sobre Israel-Gaza no fim de mandato do Conselho de Segurança

O mandato do Brasil como presidente rotativo do Conselho de Segurança da ONU termina nesta terça-feira (31/10) e, nos...

A economia global em fragmentação, enquanto os líderes mundiais se reúnem para a Assembleia Geral das Nações Unidas

As tensões entre os EUA e a China e a guerra na Ucrânia já estão direcionando investimentos para países...