27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Mundo festeja a chegada de 2012

PARTILHAR
 - portal de angolaAs celebrações para a chegada de 2012 começaram em muitos países antes mesmo de os relógios marcarem meia-noite. A tradicional queima de fogos em Sidney, na Austrália, deu o tom da contagem regressiva para 2012. Em Paris, milhares de franceses e turistas passam a virada do ano nos arredores da Torre Eiffel e na avenida do Champs Elysées. O governo francês mobilizou 60 mil policiais, bombeiros e pessoal médico para prestar assistência durante as festas em todo o país.

Qualquer que seja a cultura, a chegada do ano novo é motivo de festa em todo mundo, mesmo em países que adotam outro tipo de calendário. Prova disso é que das areias de Copacabana ao Nepal, milhões de pessoas preparam festas para acolher 2012.

As Ilhas do Pacífico Sul e a Nova Zelândia já entraram no novo ano seguidas pela Austrália que acolhe 2012 com mais de 1 milhão de pessoas às margens da bacia de Sidney.  Cada lugar do mundo, à sua moda, festeja a passagem do ano. Confira as festas mais tradicionais ou insólitas.

 

Japão

As famílias aproveitaram a data para visitarem templos. Neste ano, a tragédia de Fukushima marcou diversas manifestações religiosas pelo país. E, como é costume no Japão, ao ano que passou é atribuído um ideograma. O escolhido para simbolizar 2011 foi “kizuna”, que significa “elo”.

Nova York

Além da clássica comemoração no Times Square com a queda da bola de cristal à meia-noite, a cidade americana prepara várias festas para todos os gostos. Neste ano, é a excêntrica Lady Gaga que vai marcar a virada do ano oficial da cidade ao lado do prefeito Michael Bloomberg. Para os amantes de ópera, o Metropolitan Opera de New York terá uma noite de gala com o tenor Placido Domingo. Patti Smitti e a lenda viva do rock Chuck Berry também fazem shows na cidade.

Paris

Em toda cidade, festas dos mais diversos estilos são organizadas. Mas, a opção mais tradicional e apreciada pelos milhares de turistas que estão na cidade é a comemoração do Réveillon nos arredores da Torre Eiffel ou na avenida dos Champs Elysées. Por medida de segurança, os fogos de artifício são proibidos e também as garrafas de vidro, o que vai impedir os mais animados de estourar o champagne à meia-noite. Para dar conta da segurança, 10 mil policiais se concentram em pontos estratégicos na região parisiense. Ao todo, 60 mil policiais, militares, bombeiros e paramédicos estão de plantão no território francês. Durante toda a noite e a madrugada o metrô de Paris estará aberto ao público e é gratuito.

Rio de Janeiro

A queima de fogos na praia de Copacabana promete um espetáculo ecologicamente correto. Entre os diversos shows, a atração será o DJ francês David Guetta. Nas areias, os adeptos dos ritos religiosos afro-brasileiros também dão o tom da festa.

Viena

A Filarmônica de Viena recebe 2012 ao som de Strauss. Sob a batuta do maestro Mariss Jansons, os músicos executarão os clássicos do compositor com suas polkas e valsas. O concerto de Ano Novo de Viena é um dos mais tradicionais do mundo e é visto por milhões de espectadores pela televisão.
Strauss.

África do Sul

Segundo o costume local, as pessoas jogam eletrodomésticos e móveis usados pela janela. A prática, apesar de desencorajada pelas autoridades, provoca vários feridos todos os anos. A polícia do bairro popular de Hillbrow, em Joanesburgo, está em alerta para evitar acidentes.

 

Fonte: RFI

Foto: REUTERS/Amit Dave

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Todas as atenções estão voltadas para o Congresso Extraordinário do MPLA

Por: Reginaldo Silva (Jornalista) Continua no segredo dos deuses o conteúdo da proposta de “ajustamento estatutário” que o 8ºCongresso Extraordinário...

COP29: Em oposição a Trump, China abre-se à UE durante negociações sobre o clima

A China tem uma oportunidade na cimeira climática COP29 de marcar pontos com a União Europeia, potencialmente aliviando as...

Fluxos financeiros ilícitos atingem anualmente 88,6 mil milhões de dólares em África, realçando a urgência de uma estratégia de combate regional

As perdas em África devido aos fluxos financeiros ilícitos (FFI) ascendem a cerca de 88,6 mil milhões de...

Novo relatório da ONU sobre a dívida de África: desmascarar mitos e identificar soluções sustentáveis

O relatório da ONU de 2024, "Desvendando a dívida da África: em direção a uma solução duradoura e durável",...