As propostas de directivas executivas sobre a autorização de convocação e presidência de reuniões dos órgãos e organismos do partido e de convocatórias para a realização das IXª. Conferências Provinciais Extraordinárias do MPLA, nas províncias do Huambo, Luanda e Uíge, foram apreciadas pelo Secretariado do Bureau Político, soube esta quarta-feira à Angop.
Segundo um documento que a Angop teve acesso hoje, o Secretariado do Bureau Político apreciou os projectos de resolução sobre as candidaturas dos camaradas Lotti Nolika, Joana Lina e Sérgio Luther Rescova para eleição aos cargos de primeiros secretários do partido no Huambo, Luanda e Uíge, respectivamente.
A 6ª Reunião Ordinária, que decorreu sob a orientação da vice-presidente do MPLA, Luísa Damião, o Secretariado do Bureau Político tomou conhecimento do Relatório da Comissão de Reconciliação em Memória das Vítimas de Conflitos Políticos.
De acordo com a nota, os membros do Secretariado do Bureau Político congratularam-se com o elevado sentido patriótico e os êxitos alcançados pelo processo de pacificação de espíritos, destacando o consenso nacional na cerimónia de lançamento do Plano de Reconciliação, em 27 de Agosto de 2019 na Assembleia Nacional, com a presença do poder judicial, legislativo e executivo e dos partidos políticos, igrejas e sociedade civil.
O órgão executivo do partido abordou também outras matérias ligadas à vida interna, com realce para os termos de referência dos Modelos de Estrutura de Relatório do Bureau Político ao Comité Central, da Informação Quadrimestral do Secretariado ao Bureau Político e do Relatório Quadrimestral dos Departamentos e Gabinetes do Comité Central ao Secretariado do Bureau Político, bem como o cronograma para a sua aprovação.
O Secretariado do Bureau Político anuiu a proposta de nomeação do Camarada Élsio Carlos Domingos Manuel para a função de Chefe de Divisão de Apoio à Sociedade Civil do Departamento das Organizações Sociais e Sociedade Civil.