Moradores do Complexo do Salgueiro, no RJ, acharam oito corpos na região de manguezal
Porta-voz da PM fala em “confrontos intensos” após policial ter sido morto na comunidade no sábado
Moradores afirmam que houve chacina e alguns comparam caso com o ocorrido no Jacarezinho
Na manhã desta segunda-feira (22), moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, encontraram ao menos 10 corpos em um manguezal no bairro de Itaúna. Inicialmente, haviam sido encontradas sete vítimas, mas o número aumentou. Moradores do local falam em uma chacina provocada pela polícia militar. A corporação, por sua vez, fala em “confrontos”. As informações são da TV Globo.
O porta-voz da PM, tenente-coronel Ivan Blaz, afirmou que houve “confrontos intensos” na área de mangue, que tem difícil trânsito.
Ao mesmo tempo, moradores do local falaram em chacina. “Os corpos estão todos jogados no mangue, com sinais de tortura. As pessoas, uma jogada por cima da outra. Estava com sinal totalmente de chacina mesmo”, disse um morador à TV Globo.
Durante a madrugada do último sábado (20), um policial militar foi baleado, ele chegou a ser levado a um hospital, mas não resistiu e morreu. No domingo (21), uma senhora idosa foi atingida no braço. Sobre o PM morto, Ivan Blaz declarou que, após o ocorrido, o Bope fez uma intervenção na região.
“Logo depois desse ataque que vitimou o sargento Leandro, nós tivemos a intervenção de homens do Bope ali na área”, disse o porta-voz da PM. “Também tivemos a apreensão de muitos materiais utilizados em combate. Então você tem ali cinto de guarnição, coletes, pistolas, munição.” O PM também disse que os criminosos usaram escolas como abrigo.
O porta-voz ainda afirmou que é possível “deduzir que houve inúmeros feridos neste confronto”. “Logicamente, em se tratando de um momento de instabilidade, não foi possível fazer esta varredura. Agora, ao longo do dia, podemos ter este trabalho já com a perícia, uma vez que o caso já foi registrado na Polícia Civil”, disse Blaz.
Protestos nas redes sociais
Nas redes sociais, moradores do Complexo do Salgueiro lamentam a situação do local e usam a hashtag #SalgueiroPedePaz. Alguns usuários das redes sociais chamaram a ação policial de “covardia”, compararam a ocorrência com a chacina do Jacarezinho e relataram que famílias e amigos amanheceram em luto.