Quase nove meses depois de ter estado encerrada devido a medidas impostas para travar a propagação da covid-19, a fronteira da ponta de ouro na província de Maputo no sul de Moçambique voltou a funcionar. Facilitar o regresso de cidadãos à vizinha república da África do Sul após a passagem da quadra festiva é o principal objectivo.
Já foi reaberta a fronteira da ponta de ouro na província de Maputo no sul de Moçambique confirma o porta-voz da migração ao nível da província de Maputo Júlio Bata para quem a decisão visa facilitar o movimento de migratório de regresso dos cidadãos à vizinha África do Sul após as festas do natal e de fim de ano.
“Prevemos um movimento migratório de cerca de 1500 pessoas que vão passar por esta fronteira dado que já estamos a divulgar que a fronteira já está aberta.”
Num outro ponto da província de Maputo, já na fronteira de Ressano Garcia, o movimento neste Domingo está a ser marcado por filas enormes de pessoas e viaturas que chega a atingir 20 quilómetros.
“O posto abre as 6 e fecha as 20.30, a contraparte sul-africana chegou por volta das 9 horas e só as 10 horas começamos a fazer o atendimento desses nossos concidadãos.”
Júlio Bata, porta-voz do serviço nacional de migração ao nível da província de Maputo garante que tudo está a ser feito junto da contraparte sul-africana para flexibilizar o movimento fronteiriço.