O presidente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas disse que a situação em Cabo Delgado, no norte de Moçambique, está a ser seguida com muita preocupação, por risco de expansão da violência.
Dang Din Quy, representante permanente do Vietname e presidente do Conselho de Segurança no mês de Abril considerou, em conferência de imprensa, a situação de Moçambique “muito alarmante” devido à possibilidade de “rápida expansão” do terrorismo para outras regiões do continente.
O presidente do Conselho de Segurança citou as palavras do secretário-geral da ONU, António Guterres, dizendo que a franquia do terrorismo pode aumentar rapidamente e “afectar fortemente a segurança na região”.
Por este facto, Moçambique está a ser “vigiado de perto pelo Conselho de Segurança”, assegurou o representante permanente do Vietname.
A subsecretária-geral da ONU e representante especial do secretário-geral sobre violência sexual em conflitos, Pramila Patten, também assegurou que o escritório sobre violência sexual está a monitorar atentamente a região de Moçambique e voltou a sublinhar a necessidade de protecção para vítimas pelas autoridades nacionais.