26.6 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

Moçambique: Multinacional aconselha trabalhadores a retirarem familiares

PARTILHAR
trabalhos de mineração da rio tinto (foto: dr) - portal de angola
Trabalhos de mineração da Rio Tinto (Foto: DR)

A multinacional anglo-australiana Rio Tinto aconselhou os seus trabalhadores estrangeiros em Moçambique a retirarem “temporariamente” os familiares do país, devido à instabilidade militar na zona centro, disse uma fonte da empresa ao semanário “Savana”.

Moçambique vive a sua pior tensão política e militar desde a assinatura do Acordo Geral de Paz em, 1992, devido a confrontos entre as forças de defesa e segurança e antigos guerrilheiros da Resistência Nacional de Moçambique (Renamo), principal partido da oposição, por causa de diferendos entre o movimento e o Governo sobre a lei eleitoral.

Em declarações ao “Savana”, fonte da Rio Tinto revelou que a empresa aconselhou os trabalhadores estrangeiros da companhia a retirarem “temporariamente” as suas famílias, como medida de precaução devido à tensão.

“A Rio Tinto confirma que pediu às famílias dos seus colaboradores estrangeiros para regressarem temporariamente para os seus países de origem. A segurança dos colaboradores e das suas famílias é prioridade número e a empresa vai continuar a acompanhar a situação e a responder de maneira apropriada”, indica a fonte.

As operações da empresa, adianta a notícia do “Savana”, vão continuar, incluindo a exportação do carvão.

A Rio Tinto detém uma das maiores concessões de carvão no distrito de Tete, centro de Moçambique, região onde ainda não se registaram confrontos militares entre a Renamo e as forças de defesa e segurança do país, mas próxima dos focos de conflito. (jn.pt)

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Brasil: Assassinos de Marielle Franco são condenados a 78 e 59 anos de prisão

Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, acusados de serem os executores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e de...

Elon Musk usa fortuna para ajudar Trump

Em uma reviravolta extraordinária que afetou eleições já imprevisíveis, o homem mais rico do mundo tornou-se o apoiador mais...

OGE 2025 persegue materialização do Plano de Desenvolvimento Nacional

O Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2025 persegue a protecção da pessoa humana, a sua capacitação, redução da...

Presidente nomeia Manuel Homem ministro do Interior

O Presidente da República, João Lourenço, nomeou, esta quinta-feira, Manuel Homem, ministro do Interior, em substituição de Eugénio...