27 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Moçambique: Ex-ministra do Trabalho Helena Taipo condenada a 16 anos de prisão

PARTILHAR

O Tribunal Judicial da cidade de Maputo condenou esta quinta-feira a antiga ministra do trabalho de Moçambique, Helena Taipo a 16 anos de prisão efectiva.

A antiga governante é condenada pelos crimes de peculato e pela sua participação no esquema para dilapidar o erário público em 2014, no período em que foi ministra do trabalho.

O Tribunal Judicial da cidade de Maputo não teve dúvida de que Helena Taipo, antiga ministra do trabalho e embaixadora de Moçambique em Angola foi uma das responsáveis pelo esquema através do qual foram desviados fundos que deviam ser canalizados para o pagamento de mineiros moçambicanos na África do Sul. Evandra Uamusse a juíza do caso foi quem ditou a sentença.

O tribunal decidiu “condenar a ré Maria helena Taipo a série prática dos crimes de peculato e de participação económica em negócios na pena unitária de 16 anos de prisão e um ano de multa a taxa diária de 2% do salário mínimo”, indicou a juíza.

A juíza Evandra Uamusse condenou ainda outros nove réus envolvidos no caso a penas que variam de 12 a 16 anos de prisão maior pela prática dos crimes de peculato e participação no negócio que defraudou o estado moçambicano em 113 milhões de meticais, cerca de 2 milhões de euros.

Entre as pessoas condenadas encontra-se um cidadão chinês, proprietário de uma empresa de construção civil que terá rubricado um contrato fictício com a Direcção do Trabalho Migratório, no âmbito de um esquema de desvio de fundos desta entidade.

Ainda de acordo com a sentença proferida esta quinta-feira, foram absolvidos dois dos 12 réus por falta de provas, os arguidos têm agora 20 dias para recorrer da decisão.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...