Moçambique e Tanzânia reconhecem a necessidade de se reforçar a cooperação bilateral para combater o terrorismo. Trata-se de um fenómeno que afecta desde 2017 a província de Cabo Delgado e o sul do país vizinho.
A necessidade de cooperação com a Tanzânia na luta contra o terrorismo foi realçada pelo Ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, que participou na comissão conjunta de defesa e segurança entre os dois países.
“A sofisticação e a gravidade dos ataques à segurança e os seus riscos são enormes. Não podemos permitir que a soberania dos nossos Estados seja posta em causa por forças estranhas aos interesses das nossas nações”.
Perante o facto de terrorismo também afectar o sul da República Unida da Tanzânia, o ministro moçambicano da Defesa reconhece que os desafios são vários.
“Somos desafiados por uma conjuntura internacional, regional cada vez mais complexa dominada pelo rápido expansionismo do terrorismo , imigração ilegal e crime organizado transnacional.”, disse Jaime Neto.
A comissão conjunta de defesa e segurança esteve reunida ao longo do fim de semana em Dar es Salam, onde Moçambique esteve também representado pelo Ministro do Interior, Amade Miquidade.