26.6 C
Loanda
Quinta-feira, Novembro 21, 2024

Moçambique e Tanzânia reconhecem necessidade de cooperar contra terrorismo

PARTILHAR
FONTE:RFI

Moçambique e Tanzânia reconhecem a necessidade de se reforçar a cooperação bilateral para combater o terrorismo. Trata-se de um fenómeno que afecta desde 2017 a província de Cabo Delgado e o sul do país vizinho.

A necessidade de cooperação com a Tanzânia na luta contra o terrorismo foi realçada pelo Ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, que participou na comissão conjunta de defesa e segurança entre os dois países.

“A sofisticação e a gravidade dos ataques à segurança e os seus riscos são enormes. Não podemos permitir que a soberania dos nossos Estados seja posta em causa por forças estranhas aos interesses das nossas nações”.

Perante o facto de terrorismo também afectar o sul da República Unida da Tanzânia, o ministro moçambicano da Defesa reconhece que os desafios são vários.

“Somos desafiados por uma conjuntura internacional, regional cada vez mais complexa dominada pelo rápido expansionismo do terrorismo , imigração ilegal e crime organizado transnacional.”, disse Jaime Neto.

A comissão conjunta de defesa e segurança esteve reunida ao longo do fim de semana em Dar es Salam, onde Moçambique esteve também representado pelo Ministro do Interior, Amade Miquidade.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

União Africana e Tanzânia lançam iniciativa de alto nível na COP 29 para promover a cozinha limpa em África

Na COP29 no Azerbaijão, a União Africana (UA) e a República Unida da Tanzânia vão unir esforços num evento...

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...