24.8 C
Loanda
Sábado, Novembro 23, 2024

Moçambique: Dois ataques contra autocarros em Sofala atribuídos à Junta Militar da Renamo

PARTILHAR
FONTE:RFI

Homens armados protagonizaram na manhã desta quinta-feira, 17 de Setembro, dois novos ataques na estrada nacional N°6, na província de Sofala, provocando sete feridos entre os quais três em estado grave, as autoridades acusam a auto-proclamada Junta Militar, dissidente da Renamo.

Homens armados dispararam na manhã desta quinta-feira, 17 de Setembro, contra dois autocarros na região da Gorongosa, minutos depois depois de terem deixado a cidade da Beira com destino a cidade de Quelimane.

A emboscada resultou em ferimentos graves e ligeiros em pelo menos sete passageiros, três dos quais deram entrada no hospital provincial de Chimoio, como confirma a directora clinica Dilma Issá.

“Houve a entrada de três pacientes , dois homens e uma mulher, eles estão estáveis e há um só que esta um pouco mais grave, porque tem uma ferida abdominal e ainda esta em avaliação”.

A Polícia da República de Moçambique confirmou os ataques e disse que foram protagonizados por “bandidos armados da Junta Militar da Renamo, liderados por Mariano Nhongo”.

“Do ataque temos a registar sete feridos, sendo três em estado grave. Os feridos graves foram transferidos para o Hospital Provincial de Manica. Nos dois autocarros foram registados danos ligeiros”, ou seja, “vidros das janelas quebrados”, explicou Dércio Chacate, porta-voz da PRM em Sofala.

Os dois autocarros da companhias Nagy e City link, ficaram com parte dos vidros quebrados, o primeiro ataque ocorreu por volta das 07h45 e o segundo às 10h00.

A Polícia garantiu que, apesar dos ataques, a circulação de pessoas e bens ao longo da Estrada Nacional número seis (EN6) decorre normalmente.

Este é mais um ataque numa zona palco de violência armada e as autoridades atribuem há mais de um ano, a autoria dos ataques à auto-proclamada Junta Militar da Renamo, dirigida pelo general Mariano Nhongo.

Mariano Nhongo por sua vez diz que a sua família está a ser perseguida e acusa as Forças de Defesa e Segurança de quererem assassinar os seus filhos.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...