26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Moçambique: Daviz Simango terá funeral oficial

PARTILHAR
FONTE:VoA

O Governo moçambicano decidiu hoje que Daviz Simango, líder do terceiro maior partido do país e presidente da autarquia da Beira, a segunda maior do país, terá um funeral oficial.

A resolução para o efeito foi aprovada em sessão do Conselho de Ministros, nesta terça-feira, 23.

Simango, filho de Uria Simango, um dos libertadores de Moçambique, era membro do Conselho do Estado.

O politico de 57 anos de idade morreu, na segunda-feira, 22, num hospital sul-africano.

Sucessão

Se ao nível das cerimónias Fúnebre, cuja data ainda não foi definida, está quase alinhado, outra questão também importante que deverá merecer alguma urgência será a sucessão na liderança do Movimento Democrático de Moçambique.

Ciente desta situação, o seu porta-voz, Albano Bulaunde, anuncia para breve uma sessão da Comissão Política, mas diz que para já, o foco é outro: “Tratar do funeral”.

Com incertezas sobre o futuro na liderança, alinhada está, pelo menos em termos de legislação, a situação da Presidência do Município da Beira, capital de Sofala.

De acordo com a legislação, não há espaço para eleição intercalar, pelo que caso seja seguida à risca, o homem que segue será Albano Cariz, actual porta-voz da edilidade, que é o terceiro na lista dos membros eleitos pelo partido que venceu as autárquicas de 2018.

A Lei determina que em casos de vacatura, segue o membro imediatamente a seguir ao cabeça de lista, que neste caso, seria José Domingos, Secretário Geral do MDM, mas perde este direito, por ocupar o cargo de deputado na Assembleia da República, há mais de um ano.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...