26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Moçambique: Confrontos entre Polícia e manifestantes contra raptos deixam um morto e vários feridos em Manica

PARTILHAR

Um confronto entre a Polícia e um grupo de manifestantes que protestava contra o aumento de rapto de menores e suposto tráfico de seus órgãos, provocou nesta quarta-feira, 7, uma morte e vários feridos num subúrbio de Chimoio, na província moçambicana de Manica.

Segundo relatos dos moradores, a população furiosa destruiu duas residências de um comerciante local, suspeito de ter raptado dois filhos dos seus empregados, ao encontrar no interior da casa dele, no bairro 25 de Junho, parte de órgãos humanos guardados em congeladores.

Na sequência, a Polícia da República de Moçambique (PRM) disparou balas reais e gás lacrimogéneo para dispersar os manifestantes, tendo iniciado um confronto que acabou com a morte de uma pessoa e ferimentos de várias outras, além da detenção de 54 manifestantes por, alegadamente, instigarem justiça pelas próprias mãos.

“Este homem raptou duas crianças no Piloto, as crianças desapareceram após ele ter aparecido com um carro”, disse à VOA um morador, na condição de anonimato por recear represálias.

Outra moradora contou que a população já vinha reclamando de desaparecimentos de crianças e as suspeitas recaíam no referido comerciante.

O porta-voz da PRM em Manica, Mário Arnaça, disse que a corporação está a investigar o incidente e continua a trabalhar para esclarecer o envolvimento do comerciante nos crimes de rapto.

De referir que o nome do comerciante já esteve associado a vários casos de tentativa de rapto de crianças abortados pela Polícia em Manica.

Raptos de crianças têm acontecido na região central de Moçambique e são geralmente ligados ao sacrifício de órgãos humanos para feitiçaria e outras práticas.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...