25.4 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Moçambique: Ataque em Sofala atribuído à Junta Militar de Mariano Nhongo

PARTILHAR
FONTE:RFI

O presidente da república Filipe Nyusi condenou esta quarta-feira, 28 de outubro, mais um ataque protagonizado pela auto proclamada junta militar da Renamo na província de Sofala, mas garantiu que mantém a sua decisão tréguas de uma semana, para abrir espaço para aproximação e diálogo entre o governo e o grupo dissidente do principal partido da oposição.

O ataque atribuído à junta militar da Renamo, dirigida por Mariano Nhongo, contra um autocarro de passageiros ocorreu no domingo, 25 de outubro, na província de Sofala.

Apesar da situação, o chefe de estado moçambicano mantém a sua decisão de que por uma semana, as tropas não vão perseguir os membros do grupo dissidente da Renamo.

“Mantenho a minha posição de não perseguir, para dar espaço a estes contactos que estão a ser estabelecidos” e Filipe Nyusi convida a Renamo a fazer parte do diálogo para a paz entre o governo e a autoproclamada junta militar.

“…os argumentos que têm sido colocados referem directamente a Renamo por causa de não concordância, então, o elemento chave nesse aspecto, é a Renamo”.

Por sua vez a Renamo, principal partido da oposição, pela voz do seu porta-voz José Manteigas afirma que “não há espaço para a junta militar contestar a liderança de Ossufo Momade eleito pelos membros do partido como sucessor do líder histórico Afonso Dhlakama”.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Botswana e Moçambique duas visões opostas da África Austral

Estes últimos dias, ocorreu uma história de duas transições na África Austral. Primeiro as boas notícias. O Botswana, com...

Vários mortos nas manifestações em Moçambique

Várias cidades de Moçambique foram este sábado (02.11) palco de protestos contra os resultados eleitorais. Há registo de, pelo...

Tensão política em Moçambique atinge ponto crítico após eleições contestadas

Os moçambicanos preparam-se para mais turbulência política na sequência do apelo do líder da oposição, Mondlane, para uma semana...

Crise política agrava-se em Moçambique com manifestantes e jornalistas atacados esta manhã em Maputo pela polícia

A Polícia moçambicana dispersou esta manhã, 21 de outubro, uma manifestação no centro de Maputo, convocada pelo candidato presidencial...