O Ministro do Interior, General- Eugénio César Laborinho, anunciou, hoje, em Luanda, a entrada para breve do passaporte electrónico no País.
O governante, que discursava no acto central, em alusão ao 41º aniversário do Ministério, que dirige, avançou que o documento electrónico se encontra na sua fase final de fabricação.
De acordo com a corporação, Eugénio Laborinho assegurou que o referido documento possui fiabilidade e segurança, com tecnologia inovadora, que garante um elevado nível de reconhecimento.
Explicou que o novo passaporte possui um chip de armazenamento de dados pessoais e de toda informação sobre a emissão. “O mesmo comporta dados biométricos dos utentes e visa garantir maior autenticidade e integridade, prevenindo e facilitando a descoberta dos crimes de falsificação documental.
Olhando para o desempenho da Polícia Nacional de Angola, o titular do Ministério do Interior considerou haver, nos últimos meses, um decréscimo no índice da criminalidade, bem como de sinistralidade rodoviária, pelo que exortou as forças a continuar a trabalhar em coordenação com os cidadãos, a fim baixar-se a cifra criminal no País.
“É necessário que o cidadão seja um parceiro activo na prevenção e combate à criminalidade, apesar dos parcos recursos disponíveis. Não devemos apresentar estes condicionalismos como justificação do baixo nível de produtividade, pelo contrário, temos que aprender a trabalhar com os recursos disponíveis, obtendo resultados positivos, de forma a garantirmos a ordem e a tranquilidade públicas aos cidadãos”, aconselhou.
Apesar das dificuldades e falhas registadas na actuação das forças, o governante afirmou que os efectivos do ministério têm prestado um trabalho aceitável, com os meios à sua disposição.
“Embora reconheçamos que precisamos fazer melhor, é com este espírito que, nós Ministério do Interior, estamos a desenvolver um trabalho profundo em termos de reformas, recrutamento e formação do efectivo, no sentido de corrigir determinadas falhas no exercício da nossa função”.
O Ministro terminou a sua alocução, desejando votos de feliz aniversário, realçando o espírito de união, proactividade e de fraternidade entre os efectivos dos distintos órgãos que conformam o Departamento Ministerial, que tem a missão de garantir a segurança pública da sociedade e dos cidadãos.