Segunda-feira, Setembro 16, 2024
32.2 C
Lisboa
More

    Ministro angolano do Interior inicia visita à China

    O ministro angolano do Interior, Sebastião Martins, inicia hoje (terça-feira), uma visita oficial de quatro dias à República Popular da China, destinada ao reforço da cooperação bilateral em matéria de segurança e ordem pública.

    Após a sua chegada em Beijing, capital da China, o governante angolano tem agendado um encontro com o Conselheiro do Estado e ministro da Segurança Pública da República Popular da China, Meng Jianzhu.

    Após as conversações entre as duas delegações está prevista a assinatura de um acordo de cooperação bilateral no combate ao crime.

    O ministro do Interior faz-se acompanhar do comandante-geral da Polícia Nacional, Ambrósio de Lemos, dos directores do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), Freitas Neto, da DINIC, comissário-chefe Eugénio Alexandre, dos Serviços Prisionais, comissário Ferreira de Andrade e da Logística do Ministério do Interior, Joaquim Maciel.

    Integram ainda a comitiva, os directores dos Recursos Humanos do Comando-Geral da Polícia Nacional, comissário Luís Cadete, do Gabinete de Intercâmbio e Cooperação do Ministério do Interior, José Paulino da Silva, bem como o assessor de imprensa do ministro do Interior, Carlos Gonçalves.

    A República Popular da China, também conhecida por China, é o maior país da Ásia oriental e o mais populoso do mundo, com mais de 1,3 biliões de habitantes, aproximadamente um sétimo da população da terra.

    A capital da República Popular da China é Beijing. Com aproximadamente 9,6 milhões de quilómetros quadrados, a China é o terceiro ou quarto maior país do mundo em área territorial e segundo maior em área terrestre.

    Desde a introdução de reformas baseadas no mercado económico em 1978, a China tornou-se uma das economias em mais rápido crescimento, o segundo maior exportador e o terceiro maior importador de mercadorias do planeta.

    A rápida industrialização reduziu a sua taxa de pobreza de 53 porcento em 1981 para oito porcento em 2001. Este país tem sido caracterizado como uma super potência emergente por vários académicos, analistas militares e analistas económicos.

    A importância da China como grande potência é reflectida através do seu papel como a segunda maior economia do mundo nominalmente ou a segunda em poder de compra e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, bem como um membro de várias organizações multilaterais, incluindo a OMC, APEC, G20, entre outras.

    Além disso, é reconhecido como um Estado com armas nucleares, além de possuir o maior exército do mundo em número de tropas e o segundo maior orçamento de Defesa.

    É a primeira visita do ministro do Interior, Sebastião Martins, ao maior país da Ásia Oriental, desde a sua investidura no cargo.

    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A Capacidade de armazenamento de energia é atualmente o maior obstáculo à expansão das energias renováveis, alerta a COP29

    Os anfitriões das negociações climáticas globais deste ano COP29 pedirão que mais de 190 países apoiem uma meta do...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema