26 C
Loanda
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ministério da Saúde garante que a falta de oxigénio no Hospital Josina Machel foi ultrapassada

PARTILHAR
FONTE:NJ

O problema da falta de oxigénio há duas semana no Hospital Josina Machel, em Luanda, já está ultrapassada, garante o Ministério da Saúde.

Depois de o Novo Jornal ter noticiado no Sábado a falta de oxigénio no hospital “Maria Pia”, para atender os pacientes há duas semanas, esta manhã uma delegação do Ministério da Saúde, encabeçada pela ministra Sílvia Lutukuta, deslocou-se ao local tendo garantido que o problema já está ultrapassado.

Foi ainda assegurado que os pacientes que haviam sido transferidos para o Hospital do Prenda já poderão regressar ao Josina Machel.

Em declarações à Rádio Nacional de Angola (RNA), o director-geral do Hospital Josina Machel, Azevedo Ekumba, disse que o problema se deveu a uma avaria registada na unidade de produção de oxigénio que o hospital possui.

“Tivemos que nos socorrer de botijas de oxigénio para suprir essa falha, mas como não era suficiente, recorremos ao Hospital do Prenda”, explicou.

Já o secretário de Estado para Área hospitalar, Leonardo Inocêncio, disse que durante o tempo que o hospital ficou sem oxigénio não houve mortes, tal como também avançou o Novo Jornal no Sábado.

“Depois da nossa visita, ficou aqui assegurado que o hospital tem oxigénio e que está a funcionar. As próximas soluções será a reparação da fábrica que está avariada” avançou o governante.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Ministério da Saúde reactiva plano de contingência para impedir “varíola do macaco”

O Ministério da Saúde reactivou, nesta segunda-feira, o Plano Nacional de Contingência para dar resposta rápida à eventuais casos...

Saúde no Cuando Cubango necessita de reforço de pelo menos 500 médicos

O sector da saúde no Cuando Cubango necessita de reforço de pelo menos 500 médicos das mais variadas especialidades,...

Campanha integrada prevê imunizar mais de 200 mil pessoas no Cuando Cubango

Duzentas e 43 pessoas, entre crianças e adultos dos nove municípios que compõem o Cuando Cunbango, serão vacinadas, em...

Ministério da Saúde condena ataque a autocarro

Em comunicado, Ministério da Saúde angolano repudia "veementemente" o ato "bárbaro" na manhã de segunda-feira. Autocarro do Centro de...