O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente manifestou-se, hoje, em Luanda, consternado com o falecimento, nesta terça-feira, 24, por doença, do cantor e compositor Abel Lágrimas da Conceição Santos Teta.
De acordo com uma nota de imprensa daquela instituição, enviada ao Portal de Angola, o Ministério da Cultura refere ter sido com “profunda dor e consternação que o referido Ministério tomou conhecimento do passamento físico do músico Teta Lágrimas”.
Oriundo de uma família de artistas, lê-se na mensagem de condolências, com destaque para o seu falecido irmão Teta Lando, Teta Lágrimas notabilizou-se com canções “Essa preta me mata”, “Amor em crise”, “Luanda já foste linda” e “Amizade colorida”, um conjunto de temas de sucesso que fizeram época e marcaram importantes momentos da memória colectiva musical dos angolanos.
Teta Lágrimas começou nos “Kutonocas”, em Luanda. Viveu no Uíge, passou pela República Democrática do Congo e Portugal. A originalidade da sua obra marca, sublinha a nota do Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, decerto, um dos momentos mais importantes da História da Música Popular Angolana.
“Nesta hora de dor e de tristeza, conclui, em seu nome próprio e de todos funcionários e colaboradores, o Ministério da Cultura Turismo e Ambiente, apresenta a família enlutada os seus mais profundos sentimentos de pesar”, reforça a nota.